Por que não se preocupar em ingerir bastante proteína na alimentação?

O princípio de uma alimentação saudável é a variedade. Quando você foca seus objetivos alimentares somente na ingestão de proteína pode ser mais um mito do que realidade. Considere as dicas abaixo antes de adicionar mais proteínas para a sua alimentação e obter a quantidade de proteína suficiente.

Por que não se preocupar em ingerir bastante proteína na alimentação?

Este assunto é muito pesquisado, pois muitas pessoas ainda acreditam que devem ingerir muita proteína. Nenhum grupo alimentar deve ser consumido em excesso, é preciso entender a importância de ter uma dieta equilibrada e consequentemente evitar os excessos.

Usando diretrizes governamentais ou a regulação de alimentos, você tem uma ideia dos percentuais que deve comer de diferentes tipos de alimentos. A menos que você esteja enfrentando uma situação específica, você não precisar se preocupar em ingerir uma grande quantidade de proteína.

Você deve prestar atenção às qualidades da proteína que você consome, porque as fontes de proteínas específicas incluem outros nutrientes com conteúdo de sal ou ingredientes que devemos prestar atenção.

Se você está comendo carne, feijão ou peixe, como parte de seus alimentos ricos em proteínas, há qualidades específicas para cada alimento que pode ser mais ou menos benéfico para o seu corpo. Peixe é recomendado para indivíduos que escolheram reduzir as calorias e o colesterol. Pessoas com doença renal ou fraqueza são limitadas em todos os tipos de proteína que pode consumir. Quando se alimentar de acordo com sua saúde e necessidades, é muito importante considerar a qualidade da proteína que você consome.

Há inúmeros artigos, listas e tabelas para ajudar você a escolher fontes de proteínas que têm teores mais baixos de gordura saturada do que outras fontes. Seus hábitos alimentares saudáveis incluem a redução de gorduras saturadas por isso é que esta informação é valiosa. Por exemplo, um porco assado geralmente tem mais gordura saturada do que um bife de lombo.

Carne vermelha normalmente tem mais gordura saturada do que a carne branca. Peixes normalmente têm menos gordura saturada do que hambúrguer. Os vegetarianos também devem prestar atenção para o teor de gordura nas fontes de proteínas que ingerem. Iogurte integral tem mais gordura saturada do que feijão.

Manteiga de amendoim normalmente tem mais gordura saturada do que amendoim. Se você estiver considerando uma dieta vegetariana como um meio de alimentação saudável, prestar atenção na gordura saturada dos alimentos que você come é importante.

Preste atenção à quantidade de proteína que você está comendo para evitar o excesso. A menos que alguém seja obeso e esteja recomeçando um regime alimentar, as dietas de alta proteína que excluem carboidratos não são atualmente recomendadas, embora possam produzir perda de peso mais rápida do que uma dieta equilibrada.

Estas dietas tornaram-se objeto de sérias advertências porque a combinação de baixos carboidratos e proteínas de alto teor significa que é provável que a perda de peso ocorra devido a Cetose, na qual seu corpo está usando a gordura armazenada para a energia, em vez de glicose. Todas estas dietas são aconselháveis serem feitas por um curto prazo.

A proteína após o exercício é frequentemente recomendada para promover os músculos e tecidos saudáveis. Isso não significa que as pessoas que trabalham fora precisam de mais proteína em suas dietas, mas pode ter um impacto quando come proteína.

Comer alimentos ricos em proteínas depois de um treino ou mesmo tomar um copo de leite irá lhe fornecer a proteína que você está procurando para reparar seus músculos. Um dos riscos de aumentar a proteína que você consome é que você vai negligenciar outros grupos de alimentos vitais. Isso remonta à ideia de uma dieta equilibrada.

Se você achar que está comendo muita proteína, em substituição a outro alimento, considere as tabelas nutricionais para decidir se você está comendo proteína demais e omitindo outro grupo de alimentos. Tente variar suas fontes, a fim de obter os benefícios de diferentes alimentos.

A manteiga de amendoim e salmão ambos têm proteína, mas há outros nutrientes dos alimentos que variam. A manteiga de amendoim é frequentemente recomendada como uma fonte de niacina e  o salmão é muitas vezes apresentado como rico em Omega-3.

Uma dieta variada e equilibrada, rica em nutrientes, que fica dentro das diretrizes recomendadas para o consumo de calorias diárias é geralmente a melhor escolha que você pode fazer para sua saúde.

Se você tiver um orçamento somente para determinados alimentos, o custo de diferentes fontes de proteína pode variar significativamente. Este é o senso comum e ninguém acredita que a lata de feijão que compra poderá ultrapassar o preço de um pedaço de bife. Se o seu orçamento é muito restrito, certifique-se de incluir opções mais econômicas para a proteína, como iogurte, peixe, leite, atum, queijo ou carne de hambúrguer. Novamente, você vai querer considerar o seu orçamento no planejamento de sua dieta em geral equilibrada, incluindo outras fontes.

Há a chance de você está ingerindo quantidade suficiente de proteína, mas os tipos de proteína que você escolher pode variar muito. Use as dicas acima para considerar quais as fontes de proteína irão melhor atender às suas metas nutricionais saudáveis.