É muito comum em nossa sociedade o incentivo a atividade física, seja por cárater obrigatório como é feito na escola, ou até mesmo pela vontade dos pais. A população tem consciência da importância de incentivar as crianças a praticarem atividades físicas, no entanto a maioria deles esquecem que a nutrição para crianças esportistas exige uma maior disponibilidade de energia destinada a quem pratica exercícios físicos.
Nessa fase o desenvolvimento físico e mental é intenso, e os pais são os principais responsáveis pela formação dos hábitos alimentares é importante incentivar o consumo de verduras, legumes e frutas; assim como também a variedade alimentar deve ser preservada incluir peixes ao invés de somente carne vermelha é uma boa opção, fracionar a dieta também é importante para que a capacidade gástrica não seja afetada.
Para a elaboração de uma dieta não só para crianças mas para qualquer praticante de atividade física faz-se necessária uma avaliação nutricional que deve ser realizada por um nutricionista, nesta avaliação será levado em consideração diversos aspectos indivíduais da criança uma avaliação antopométrica e física também serão necessárias. Outro fator a ser observado durante a avaliação nutricional é a intensidade e duração do exercício, além de aspectos fisiológicos e metabólicos do indivíduo, portanto a dieta deve ser exclusiva para determinada criança.
A dieta elaborada para a criança deverá contemplar todos os nutrientes necessários ao seu crescimento normal bem como as exigências do esporte praticado. A importância de uma boa nutrição para crianças esportistas está no fato de que uma nutrição adequada garante uma bom desempenho esportivo além de evitar problemas na saúde do atleta pela ausência de determinados nutrientes. É importante manter-se atento também a hidratação do organismo, a criança atleta deve consumir uma grande quantidade de líquidos para manter o corpo sempre hidratado.