A importância do cálcio para as crianças

Durante a infância o desenvolvimento e crescimento são fatores constantes na vida da criança. A importância do cálcio para as crianças está justamente no fato de que esse mineral participa da formação óssea além de promover o desempenho de outras funções do corpo humano.

Desde o nascimento, a presença desse mineral na alimentação da criança é indispensável. O fator principal que pode levar uma criança ao consumo insuficiente de cálcio, é uma dieta pobre nesse mineral, no entanto pode ocorrer também problemas de absorção ou ausência de minerais que são essenciais para a absorção do cálcio.

A importância do cálcio para as crianças consiste em evitar o enfraquecimento ósseo, a formação de uma massa óssea pobre, problemas no crescimento, raquitismo. Além disso a ausência desse mineral pode promover também redução da força muscular e atraso no desenvolvimento motor. A quantidade de cálcio necessária para o bom funcionamento do organismo varia de acordo com a idade da criança, o consumo do cálcio deve ser incentivado entre as crianças com a presença de alimentos fonte desse mineral diariamente na dieta.

Outro fator relevante que chama a atenção para a importância do cálcio para as crianças são os futuros impactos negativos que a ausência do cálcio promove no organismo, o risco de uma criança que foi privada da quantidade recomendada desse mineral desenvolver uma osteoporose e fraturas ósseas quando adulto é muito grande; a preocupação em evitar essas doenças que são observadas na fase adulta tornou-se uma preocupação de pediatras, visto que muitas crianças encontram-se ingerindo baixas quantidades de cálcio.

O leite de vaca e seus derivados tão presentes na alimentação das crianças são boas fontes de cálcio assim como também as folhas verdes.  Inclua brócolis, espinafre, couve entre outras folhas verdes na alimentação da criança que o aproveitamento de cálcio será muito maior pelo organismo. Na infância e principalmente na adolescência o cálcio a ser utilizado durante o resto da vida do indivíduo é estocado; salientando a importância do cálcio para as crianças.