A importância de um cardápio variado

A nossa alimentação deve conter os nutrientes necessários para uma boa nutrição. A importância de um cardápio variado está em atender essas necessidades corretamente sem que haja excessos ou ausência de determinado nutriente. A variação dos alimentos que você proporciona em sua dieta é quem garante uma alimentação equilibrada.

É importante apresentar nas refeições alimentos diferentes, a Pirâmide alimentar adaptada para a população brasileira estabelece seis grandes grupos que englobam os alimentos e suas porções que devem ser consuimdos diariamente atendendo dessa forma as necessidades nutricionais através da variedade alimentar.

Um cardápio variado também proporciona uma maior aceitação dos alimentos por conta das crianças e consequentemnte uma melhora no estado nutricional das mesmas. A alimentação dos pais é fundamental na dieta da criança é importante apresentar alimentos variados e saudáveis nos cardápios dos menores.

Os grupos de alimentos são: cereais, frutas, verduras e legumes, carnes, leite, óleos, gorduras e açúcares. Esses grupos englobam diversos alimentos e cada um apresenta a porção que deve ser consumida por dia.

  • Cereais (pães, massas arroz) – 6 a 11 porções
  • Vegetais – 3 a 5 porções
  • Frutas – 2 a 4 porções
  • Carnes (peixes, ovos, aves) – 2  porções
  • Leguminosas ( feijão, ervilha) – 1 porção
  • Leite, iogurte e queijos – 2 a 3 porções
  • Óleos, gorduras e açúcares – Devem ser consumidos com moderação

Essa é a destribuição das porções dos alimentos da Pirâmide alimentar.

Preparar diversos tipos de saladas, consumir peixes, frutas variadas e cereais integrais são opções de cardápio saudável. É importante lembrar que uma alimentação saudável deve estar associada a prática de exercícios físicos, ela garante benefícios a saúde bem como a prevenção de doenças.

Uma boa dica para variar a alimentação é a elaboração do cárdapio semanal, por exemplo. Através da elaboração deste cardápio será possível avaliar bem sua dieta e evitar a repetição dos alimentos. Procurar um profissional de saúde para avaliar a qualidade da dieta também é importante.