Como ter um casamento feliz?

Pratos quebrados, malas no sofá e um último telefonema para sua mãe, avisando-lhe que está indo para lá. Bem, este com certeza não é o melhor cenário para um casamento feliz. Quem já passou por isso sabe muito bem o quanto dói por dentro ver o fim de um relacionamento, principalmente quando, ao menos pensamos, nos dedicamos tanto.

Como ter um casamento feliz?

Outro dia eu estava lendo várias daquelas imagens que nossos amigos compartilham conosco nas redes sociais e uma delas chamou bastante a minha atenção. Nela, havia a imagem de um casal bastante idoso, onde se lia que um repórter perguntou aos dois qual o segredo para terem, há 65 anos, um casamento tão feliz, ao que responderam sem pensar: tivemos a sorte de viver uma época em que consertávamos as coisas quebradas antes de jogá-las fora. E isso me fez pensar, será que não é este o maior problema com a maioria das pessoas, quero dizer, será que não estamos “jogando fora” nossos relacionamentos, nossos casamentos, sem ao menos tentar consertá-los?

Muitas vezes exigimos demais do outro e não percebemos que não oferecemos a contra-partida, isto é, não estamos dispostos a mudar também. Se o cônjuge parece apresentar defeitos de comportamento, também nós os temos! Não é mais interessante, então, um compromisso mútuo para tentar mudar isso? Enfim, se você quer uma receita bem simples sobre como ter um casamento feliz, a resposta é: mude antes de exigir mudanças!

Ao tentar mudar seu comportamento, melhorando-o para tornar o outro mais feliz, é bem provável que a outra pessoa também se sinta mais à vontade para fazer o mesmo sacrifício por você. Desta forma, então, poderão descobrir que o grande problema era a intolerância, isto é, a falta de vontade de aceitar que ambos precisam ceder um pouco para que o seu relacionamento seja um sucesso.

E por falar em tolerância, este é o segundo grande ponto importante para o sucesso do relacionamento: saber ser mais tolerante quanto aos erros e defeitos do outro. Há certos defeitos de comportamento, vícios talvez, que não podem ser corrigidos da noite para o dia. Nesses casos, é importante ser tolerante e aprender a respeitar a outra pessoa. Respeito é muito importante, não só no casamento, mas em todo tipo de relacionamento, seja em família ou no trabalho.

E por fim, aqui vai a última dica que muitos esquecem de passar adiante: saiba controlar os gastos em família, antes que vierem uma grande bola de neve! Muitos não gostam de admitir, mas é incrível que coincidentemente muitos dos casais começam a discutir mais quando o dinheiro começa a ficar mais curto e, consequentemente, suas vidas começam a cair numa amarga rotina. Saiba então gerir seu dinheiro, não o gastando muito em coisas que não farão muito sentido mais tarde, e com certeza sobrará mais dinheiro para fazer coisas que farão com que sua vida de casal seja sempre tão surpreendente e renovada quanto era quando namoravam!

E então, pronto para mudar seus hábitos em busca de um casamento mais feliz?

Como ter um casamento feliz?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *