Comprar um carro usado ou novo?

Há um momento em nossas vidas em que desejamos adquirir um carro, seja para locomover-se mais rapidamente até o trabalho, seja para fazer aquela viagem. Enfim, seja lá qual for o seu motivo, uma dúvida é certa: é melhor adquirir um carro novo ou comprar um carro usado? Afinal de contas, essa dúvida não se trata somente de uma escolha quanto ao modelo do carro, mas também quanto ao impacto financeiro que haverá em seu bolso, seja no momento da compra, seja posteriormente, na hora da manutenção.

Antes de mais nada, você precisa saber qual tipo de carro você precisa. Quantos lugares ele precisa ter? Deve ter ar condicionado? Vidros elétricos? Todas essas coisas são sempre desejadas, mas algumas são realmente necessárias, como alarme e direção hidráulica. Decida quais itens são necessários e quais são desejados e, dessa forma, poderá filtrar os carros a serem analisados, prestando atenção somente àqueles que atendem suas expectativas.

O melhor jeito para se comprar um carro é começar pesquisando preços. Você pode encontrar facilmente os preços de usados e novos pela Internet, por meio de websites de vendas de automóveis. Visite alguns sites de vendedores e tome nota dos preços dos mesmos. Se possível, monte uma tabela, comparando preços e vantagens de cada um deles.

E quando analisando carros usados, lembre-se que todo carro usado precisa sempre de manutenção e é bom fazer uma boa observação para tentar determinar quanto precisará gastar em manutenção com o mesmo. Adicione então esse valor ao preço do carro para saber se realmente vale a pena comprá-lo ou se é uma melhor ideia procurar outro.

Algumas pessoas ficam perdidas ou não sabem como avaliar um carro, principalmente para determinar quanto de manutenção pode precisar. Bem, uma primeira dica é adquirir algum livro sobre o básico de mecânica para automóveis e/ou algum livro sobre como avaliar um carro usado – sim, existem vários dele no mercado, é só procurar! Outra opção muito bem-vinda é requerer os serviços de algum mecânico ou alguém mais experiente que você para ajudá-lo a fazer a inspeção no veículo. E não tenha pressa quando inspecionando o veículo, lembre-se que qualquer “esquecimento” pode mais tarde custar-lhe várias centenas de reais!

E, por fim, não feche acordo no mesmo momento em que vê o carro. Pegue os dados para contato do vendedor, isso tanto quanto a carros novos e usados. Nunca aja de forma precipitada, para mais tarde não encontrar uma melhor opção e sentir-se arrependido. E, após fechar o acordo e comprar o carro, não mais pesquise preços de outros – você pode acabar encontrando outro mais barato e sentir-se arrependido. Uma vez comprado o carro, não se pode mais voltar atrás, então tenha sempre certeza de que está fazendo a melhor escolha antes de fechar acordo!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *