Importância de estudar a viabilidade de um negócio online – prática

No artigo introduzindo a importância de estudar a viabilidade de um negócio online, Jeniffer nos apontou algumas coisas muito importantes, sendo que o ponto central é: se você desconhece a viabilidade do negócio que pretende lançar, não pode garantir que rumo ele tomará – isto é, se chegará ao sucesso ou ao fracasso.

Vamos a um exemplo!

Enquanto estou aqui, tentando encontrar um exemplo legal do que pode acontecer quando não se analisa corretamente a viabilidade de um negócio, minha mente só consegue focar em um exemplo que já comentei algumas vezes aqui: o meu antigo site de jogos em Flash, Carmaziel Games ( inclusive, ele não existe mais ).

Quando tomei a decisão de criar um site de jogos em Flash, errei em uma série de pontos:

  • Não mensurei a viabilidade de tal negócio: não conhecia a dimensão da concorrência, os melhores meios de rentabilizar tal tipo de website, etc.
  • Não conhecia direito tal nicho de mercado: apesar de ter atuado como desenvolvedor de jogos em Flash por muitos anos, não possuí­a experiência ou conhecimento algum em administração e manutenção desse tipo de website, desconhecia procedimentos de marketing para trazer o público-alvo até ele, etc.
  • Não possuí­a um plano de negócios, plano de marketing, plano de investimentos ou qualquer outra dessas coisas!

Enfim, um dia acordei, disse para mim mesmo que esta seria uma grande oportunidade, comprei um domí­nio e um sistema de site de jogos em flash (somados, foram quase R$ 500,00 gastos) e pus para “rodar”! Bem, acabei de verificar e, até o momento em que escrevi este artigo (publicado inicialmente no Clube do Dinheiro), não recuperei ainda todo o valor investido…

Quer dizer que este é um negócio inviável? NÃO! Há pessoas que estão ganhando dinheiro com sites de jogos online (só que não mais em flash, já que aquela plataforma não executa mais na web), significa somente que EU fiz escolhas que tornaram-no inviável (por exemplo, teimar em ter um site em inglês, concorrendo com um milhão de outros sites em inglês) e que, se eu tivesse analisado corretamente, teria percebido que deveria fazer certas alterações em meu planejamento – e me preparar muito mais! Começar um negócio sem o mí­nimo de conhecimento necessário é loucura…

Então… Sem analisar a viabilidade, vou sempre fracassar?

Não, mas você vai estar atirando no escuro – poderá acertar e ser um sucesso ou errar e descobrir que gastou tempo demais em algo que não merecia nem sua atenção.

Assim como cito aquele site como uma opção equivocada, posso citar outros como boas decisões, por exemplo, quando iniciamos o blog Nutrição em Foco, que é muito bem procurado, elogiado e consegue pagar suas próprias contas (UPDATE: por decisões pessoais e muitas mudanças ocorridas nos motores de busca e sistemas de publicidade no passado, optamos por encerrar o website Nutrição em Foco alguns anos atrás e dedicar nossa atenção a outros projetos, mas seu conteúdo foi transferido para este website).

Também não houve muita análise de viabilidade, planejamento e tal para aquele blog – ele foi o primeiro blog que criamos, juntamente com este aqui, o Giga Mundo. Arriscamos e deu certo (acredito que podemos considerar ambos como casos de sucesso).

Mas, o que você prefere: gastar algum tempo avaliando hoje e evitar perder tempo ou dedicar-se durante meses, até anos para só depois disso confirmar que realmente não foi uma boa ideia?

E vamos em frente!

Bem, acredito que este artigo complementa bem sobre a importância do que estudaremos. Não se preocupe que, no processo, apresentaremos aqui ferramentas gratuitas e pagas que podem ajudá-lo a determinar se você está explorando um nicho de mercado interessante ou não, ok?

Um abraço e até breve!

[Este artigo faz parte de uma série que compõe o curso Análise da viabilidade de um negócio online]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *