Criando blogs de qualidade

Quando você cria um blog, você não quer somente mais um blog – ou pelo menos você não deveria! – , você quer algo mais, você quer um blog de qualidade, com pessoas de verdade lendo-o! O melhor jeito para criar um blog de qualidade é, claro, entender o que realmente faz um blog ser realmente lido, que mecanismos são usados não somente para atrair visitantes, mas também para torná-los leitores leais.

Como ponto de partida, lembre-se de que você jamais pode estar desatento quanto às últimas tendências e notícias no nicho do seu blog. Por exemplo, vamos supor que você está criando blogs sobre saúde, então você precisa estar sempre atento às últimas novidades na área de saúde. Pode ser importante aqui, por exemplo, conhecer os especialistas mais influentes na área, quais as novas pesquisas em andamento, etc.

Participar das redes sociais também é importante, mas não deve ser feito de qualquer forma. Não basta simplesmente criar contas de usuário no Twitter e no Facebook e associá-las ao seu blog para a publicação automática das notícias naquelas redes. Isso é muito fácil e pode-se dizer que todos os blogueiros sérios já o fazem. Precisa dar um passo além e estar sempre em contato com seus leitores, criar um círculo de amigos e parceiros naquelas redes que o ajudem não somente na divulgação de seus blogs, mas também na formação de novas parcerias. É importante ser ativo nas principais redes sociais a fim de construir sua reputação.

E por falar em interação com leitores, lembre-se que o seu blog é o seu principal canal para a interação com eles! Então não o torne somente um lugar para “depositar” artigos, inicie enquetes, peça sugestões por meio de comentários, incentive discussões dentro e fora de seu blog! E ao menos uma vez por mês, pergunte-se: como posso melhor servir meus leitores? O que posso fazer para torná-los mais satisfeitos?

E sempre pergunte a todos o que acham de seu blog. É legal perguntar a familiares e amigos, claro, mas eles são bem mais suscetíveis a somente dizerem-lhe “palavras bonitas”, não comentando sobre seus defeitos, então pergunte aos seus leitores. Veja o que todos têm a dizer. E você deveria ouvir a opinião de todas as pessoas, principalmente aquelas opiniões que você não gosta muito, aquelas que fazem críticas um pouco mais “pesadas”. Encare-as de uma forma mais construtivista e tente, assim, encontrar meios de melhorar seu blog.

E lembre-se sempre que, apesar de parecer que o seu blog é o seu palco, na verdade a grande estrela é a sua plateia, isto é, todos aqueles que visitam o seu blog, e portanto é a eles que você deve servir da melhor forma possível! Ter o foco em seu leitor com certeza o ajudará a criar blogs de qualidade!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *