Uma boa noite a todos!
É com grata surpresa que venho aqui abordar mais uma vez o uso da tecnologia na educação.
Sim, digo surpresa, mesmo, porque eu não esperava rever alguns dos textos que eu havia escrito, discutido e tanto gostado na época de minha graduação (calma, não me formei há tanto tempo assim, então não são textos saídos do museu 🙂 ).
Decidi, então, publicar alguns deles aqui e o primeiro é este: um position paper, ou seja, uma análise crítica sobre um trabalho de outro autor a fim de complementar ou contra-argumentar suas idéias.
E o primeiro position paper que apresento aqui foi desenvolvido baseado no artigo “Análise Bibliográfica do Uso de Computadores na Educação e seus Respectivos Resultados”, de Marcus Fabiarz e Jacques Wainer.
Marcus e Jacques desenvolveram uma metodologia para levantamento de bibliografia e avaliação da mesma a fim de determinar quão relevante estava sendo o emprego de computadores na educação segundo pesquisadores e acadêmicos.
Quem quiser baixar meu position paper, basta clicar aqui!
Deixo aqui, então, um dos parágrafos que tanto gosto nesse meu position paper:
“Entretanto discordo da perspectiva de Fabiarz e Wainer quanto a atribuir importância somente aos fatores educacionais durante o processo. Fatores motivacionais devem ser levados em consideração na formação educacional do aprendiz, uma vez que tais fatores influenciaram direta ou indiretamente no processo ensino-aprendizagem; deve-se, no entanto, ter uma maior atenção com eles, uma vez que sua classificação e verificação podem tornar-se mais complexas e subjetivas.”
É, como sempre sou do contra em alguma coisa. ^^
No geral, a leitura vale a pena, principalmente se você é ligado à área de educação, tecnologia ou busca aprender sempre mais. 🙂