Malware

O que é um Malware?

O termo malware é uma fusão das palavras “malicioso” e “software”. Quando se trata de segurança de computadores, o termo malware realmente é a definição perfeita da intenção do criador e não da função do software em si. Isso porque o software em si não pode ser “mal-intencionado”, a menos que seja utilizado para fins maliciosos. Como todos sabemos, o propósito de uma ferramenta depende das intenções de seu criador.

Aqui estão alguns tipos de malware que você deve estar ciente:

1) Infecciosos – Este tipo de malware é composto principalmente de vírus e worms. Estes são os tipos mais comumente conhecidos de malware. Na verdade, a palavra “vírus” é mais frequentemente usada hoje para indicar um vírus de computador do que um vírus fisiológico real. Os vírus diferem de worms em sua operação e distribuição.

Um vírus é usado para se espalhar através da utilização da Internet ou transferência de arquivos por meio de outros tipos de mídia, como um pen drive, por exemplo. Um vírus se copia para um arquivo executável e então seria executado sempre que um determinado programa é ativado ou uma unidade de disco é acessada.

O conceito de um worm foi criado quando a Internet foi usada para infectar sistemas com malware. Este tipo de malware varre diferentes redes procurando sistemas vulneráveis e, em seguida, copia-se para esses sistemas. De sua nova base, o worm, então, inicia um novo processo de digitalização e cópia.

Embora esses dois termos tenham significados e usos muito diferentes, eles são usados indistintamente para indicar qualquer tipo de malware infeccioso.

2) Corretivo – geralmente, este tipo de malware é utilizado para esconder qualquer tipo de atividade dentro do sistema de um usuário. Existem vários tipos, tais como:

a) Trojan (Cavalo de Troia, em uma tradução livre) – com o mesmo objectivo como o seu homólogo mítico, os trojans hoje podem ter aparências diferentes. Alguns trojans são disfarçados sob a forma de utilitários. Sua aparência incentiva a pessoa a fazer uso deles para fazer melhorias em seu sistema, por exemplo. Quando o usuário baixa o programa inconsciente, este, em seguida, abre uma porta para outros tipos de software e malware a ser introduzido no sistema do usuário final.

Trojans são muitas vezes utilizados pelos criadores de vírus, a fim de causar um enorme surto de vírus. Com a introdução de um vírus em uma rede através de um trojan, o criador garante a propagação desse vírus para outras redes.

b) Backdoors – esse tipo de malware cria uma “via de acesso alternativa” dentro de seu sistema. Ele é usado por hackers para criar uma via alternativa em um computador. Isso os ajuda a evitar qualquer tipo de sistemas de segurança que as pessoas tenham em seus computadores. Uma vez dentro de um sistema, os hackers, então, são capazes de fazer qualquer coisa que eles querem.

3) Malwares for profit – algumas formas de malware são criados por pessoas ou empresas visando conseguir dinheiro de forma desonesta. Vários tipos de malware podem ser usados com esse objetivo: spywares, botnets, keystroke loggers e dialers (discadores). Spywares e keystoke loggers podem ser usados para descobrir informações confidenciais de uma outra pessoa. Um discador é um tipo de malware que mexe com sua conexão de internet.

Deve-se, portanto, tomar muito cuidado atualmente, pois a Internet está cheia de malwares, espreitando o momento certo para tentar invadir o seu computador!

Por Peter Castro

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *