Como escolher um bom filtro anti-spam

Olá amigos, este é mais um excelente artigo que merece o título Piratas, Furtos e Trapaças – Bem Vindos aos mares da Internet, assim como outros três artigos anteriormente publicados por nós (parte 1, parte 2 e parte 3), mas percebemos que o título acabava se tornando demasiadamente longo e não falava o assunto específico tratado pelo artigo, então decidimos mudar um pouco a abordagem. Como escolher um bom filtro anti-spam é com certeza um título menor e que melhor traduz do que se trata, não? 😉

Qualquer um que acesse e-mails sabe que o spam é um dos maiores tormentos que podemos ter quando precisamos organizar e separar as mensagens realmente relevantes. Segundo a Wikipédia, spam provém da abreviação inglesa “spiced ham”,ou “presunto condimentado”, como diríamos em português, e refere-se a uma mensagem eletrônica não-solicitada que é enviada em massa.

Quando falamos que spams são mensagens enviadas em massa, não significa somente que milhares de pessoas receberão uma mensagem, mas também que cada pessoa poderá receber milhares de mensagens de spam, pois os spammers conseguem comprar facilmente listas de e-mails na Internet. Essas listas são vendidas por websites provedores de serviços (muitas vezes, aqueles que oferecem serviços gratuitos e acessíveis) ou por pessoas que capturam e-mails na Internet por meio de algum software que “varre” as páginas de sites na Internet procurando e-mails.

Há várias medidas que você pode adotar para combater o spamming (ou pelo menos evitar que este afete o seu dia-a-dia). A escolha de um provedor de email que possua um bom sistema anti-spam é uma excelente estratégia. Atualmente, dos provedores de email gratuitos o que possui o melhor serviço anti-spam é, com certeza, o GMail.

O GMail, para aqueles que não conhecem (hã? Marcianos?) trata-se do serviço de e-mail gratuito da companhia Google, a mesma que detém os direitos sobre o Orkut, um outro serviço bastante conhecido no Brasil. O GMail emprega um sistema de anti-spamming proprietário baseado em análise do conteúdo das mensagens, bem como em votação dos usuários (você “vota” em uma mensagem como spam toda vez que você clica no botão de Spam).

Desta forma, aliando a velocidade de análise e processamento com a ajuda dos usuários, o sistema anti-spam do GMail destaca-se e muito em relação ao de outros provedores de e-mail gratuito.

Dicas para escolher um anti-spam adequado

O website AntiSpam.BR oferece muitas informações a respeito de como escolher e configurar um sistema anti-spam a fim de bloquear somente e-mails indesejados. Algumas dicas para a hora de escolher um anti-spam são:

  • Pense nas funcionalidades que o software de filtragem deve ter para que desempenhe corretamente suas atividades segundos as suas necessidades, como listas blacklists e whitelists, quarentena, etc;
  • Verifique se o seu provedor de acesso oferece algum tipo de serviço anti-spam;
  • Verifique as condições do suporte técnico do software, por exemplo se o horário de atendimento é adequado para você;
  • Verifique se o filtro possui mecanismos para filtrar mensagens a partir de seu cabeçalho, o que pode evitar a transferência de muitos spams, consumindo menos da conexão de Internet;
  • Verifique se a configuração do software bem como sua interface são de fácil uso.

Filtros anti-spam para dispositivos móveis

Devido ao crescimento dos serviços Web para dispositivos móveis (e às restrições quanto ao consumo de banda que muitas operadoras impõem), o uso de serviços de anti-spamming para os mesmos é tão importante quanto o seu uso em computadores pessoais.

Uma pessoa que trabalha e precisa trocar informações por e-mail via celular, por exemplo, pode ter seu desempenho afetado se receber inúmeros spams diariamente e precisar lidar com eles. A escolha de um filtro anti-spam, nestes casos, acaba se tornando vital.

Para aqueles que possuem um Blackberry (luxo do qual ainda não disponho), o Antair Spam Filter é classificado como uma das melhores opções.

Spam está com os dias contados?

Adoraria acreditar nisso, entretanto, por mais que tenhamos leis que condenam a atividade de spamming em diversos países e que haja certa fiscalização nesse sentido, é muito difícil controlar o envio de mensagens, até porque basta um servidor instalado em qualquer lugar do mundo para enviar milhares de e-mails para pessoas de qualquer parte.

Desta forma, melhor do que esperar que os spammers parem de nos enviar spam, é muito mais fácil e eficiente protegermo-nos dessas pragas usando um bom anti-spam.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *