Você pode nunca ter ouvido falar em probióticos, mas eles fazem parte de um grupo de alimentos considerados funcionais. Os alimentos funcionais exercem uma função positiva no organismo e contribuem para melhorar a saúde.
Essas bactérias que causam um efeito benéfico, quando associadas aos alimentos, irão contribuir para a manutenção da flora intestinal de forma estável e equilibrada. Uma das funções dos probióticos é aumentar as bactéria benignas do intestino, já que nele se faz presente uma grande quantidade de microorganismos.
A importância de manter uma microbiota intestinal saudável implica-se no fato de evitar uma série de doenças como síndrome do intestino irritável (que causa a prisão de ventre), diarréia, infecções e inflamações no trato gastrointestinal. Os leites fermentados com probióticos são considerados benéficos no tratamento da constipação intestinal pelo efeito positivo que esses microorganismos causam a saúde.
O recém nascido até os seis meses de idade terá o leite materno como aliado no término da formação da flora intestinal, daí a importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade. A criança que não foi amamentada, terá esse processo interrompido ficando dessa forma mais susceptível a alergia e infecções.
Além disso, os probióticos estimulam o sistema de defesa do organismo, através do fortalecimento do sistema imunológico. A adição das bactérias benéficas aos alimentos, apresenta uma elevada qualidade nutricional porque contribui positivamente para a absorção de minerais como cálcio e ferro, e para a elevação dos níveis de vitaminas do alimento.
Entre os efeitos positivos dos probióticos podemos destacar também a diminuição na absorção do colesterol, em específico o LDL que é considerado o colesterol ruim, responsável pela obstrução de veias e artérias.
Os lactobacillus, descatam-se como os conhecidos popularmente entre estas bactérias. Eles irão atuar na produção de substâncias como proteínas que irão agir em células do corpo podendo estas serem de defesa ou não, os lactobacillus favorecem também a concentração de bactérias benéficas e reduz os microorganismos indesejáveis.
Outro papel importante dos probióticos dar-se-á no combate da intolerância a lactose. A maioria das pessoas que apresentam essa intolerância, procura não consumir leite e seus derivados; além de adotar essa medida também é importante a administração de alimentos contendo probióticos, eles irão fortalecer a microbiota intestinal para o recebimento de produtos lácteos além de facilitar a proliferação de enzimas que auxiliam na digestão da lactose.
Os probióticos são importantes aliados na manutenção da saúde. Sabe-se hoje que a constipação intestinal é um dos problemas mais frequentes entre a população brasileira a adoção de hábitos alimentares saudáveis contribui para uma melhor qualidade de vida com repercussões positivas na saúde do indivíduo.
Referências Bibliográficas Externas
DRA. SHIRLEY CAMPOS, O que são alimentos probióticos?
CYBER DIET, O que são prebióticos e probióticos?
SEM LACTOSE, O uso de probióticos para intolerantes à lactose