Principais mitos das dietas

Quando as pessoas começam a ganhar peso corporal excessivo, a primeira atitude que tomam é iniciar algum tipo de dieta. No entanto, muitas delas ao invés de se consultarem com profissionais especialistas na área de nutrição e seguir um plano alimentar especifico a sua condição física, preferem fazer dietas que são preconizadas pela mídia como milagrosas e que surtem um efeito imediato.

Como todo processo de emagrecimento saudável é sempre lento e gradual, logo podemos concluir que os principais mitos que acompanham algumas dietas devem ser esclarecidos para que as pessoas aprendam a se nutrirem de maneira saudável, com alimentos funcionais e desse modo possam perder peso e manter o organismo saudável.

Principais mitos das dietas

De acordo com profissionais da área de endocrinologia e nutrição existem vários mitos sobre a dieta que precisam ser esclarecidos. Vejamos a seguir alguns dos principais que povoam as mentes de grande parte da população que se encontra acima do peso corporal adequado.

Não existem alimentos sem gordura– Muitas pessoas acreditam que exista algum tipo de alimento que não possua nenhuma caloria. Os especialistas explicam que isso na verdade é um mito, pois todos possuem, ainda que em pequena quantidade um pouco de gordura.

Algumas sugestões para evitar o aumento do peso corporal devido ao excesso de gordura na alimentação, seriam: tentar usar na medida do possível somente óleo de girassol ou canola em poucas quantidades, e se possível tente evitá-los. E o mais importante os alimentos fritos devem ser abolidos da dieta alimentar para perda de peso.

Água quente em jejum emagrece – Os profissionais da área garantem que essa afirmação não passa de mais um mito da dieta, pois o emagrecimento depende da quantidade e da qualidade da comida que os indivíduos consomem diariamente. Quando se deseja eliminar as calorias dos alimentos, a melhor maneira de conseguir isso é através da prática de atividades aeróbicas.

Para emagrecer não precisa passar fome– Essa afirmação com certeza é verdadeira, pois o emagrecimento saudável se dá pela ingestão de pequenas quantidades de alimentos pouco calóricos e com nutrientes necessários para manter a saúde das pessoas estável.

De acordo com nutricionistas e nutrólogos, quando a pessoa que deseja perder peso começa a pular refeições pode ocorrer exatamente o contrário, ou seja, ela pode ganhar peso, pois quando o indivíduo fica muito tempo sem se alimentar, normalmente na próxima refeição estará com muito mais fome e por consequência comerá mais, acabando por engordar.

Todas as lanchonetes só vendem comidas calóricas- Essa é uma afirmação veio mudando ao longo dos anos e atualmente podemos afirmar com certeza que não é verídica. Algumas lanchonetes vêm se preocupando cada vez mais com a qualidade dos alimentos que vendem e hoje em dia já é possível encontrar em algumas delas, opções de refeições menos calóricas e gordurosas, como por exemplo, saladas, frutas e carnes grelhadas nos sanduíches. No entanto, nunca é demais verificar se as refeições consumidas em lanchonetes não foram fritas em óleos que trazem prejuízos a saúde dos consumidores.

Dietas da moda sempre emagrecem– Os profissionais da área de nutrição alertam que grande parte da população que se encontra acima do peso considerado normal, acredita nas dietas ditas milagrosas que são veiculadas constantemente nas mídias eletrônicas que prometem a diminuição dos quilos extras em poucos dias.

Na verdade não existem dietas que façam milagres. O que existe é a reeducação alimentar através de um plano de dieta compatível com as demandas do organismo dos indivíduos. Seguir essas dietas pode trazer alguns problemas de saúde para alguns, o que as torna desaconselhável do ponto de vista da nutrição saudável que as pessoas devem ter para conseguir manter uma boa qualidade de vida.

Considerações finais

Os profissionais da área de nutrição são unânimes em afirmar que não existe nenhuma fórmula mágica para que as pessoas consigam perder peso. Para quem está com alguns ou muitos quilos a mais, e deseja eliminá-los para preservar a saúde, a orientação é procurar imediatamente um profissional capacitado que vai orientá-lo sobre a melhor maneira de se alimentar de forma correta e saudável.

Por Salete Dias