Ao considerar a nutrição de uma criança, é importante ouvi-los e permitir-lhes comer a quantidade adequada ao seu organismo. É importante fazer isso, de modo que eles aprendam como se alimentar corretamente e qual a quantidade certa de comer. Eles precisam aprender por conta própria quando realmente precisam comer mais ou parar de comer.
Se você deseja aumentar a quantidade de legumes que seu filho come, procure formas de os incorporar em seus pratos favoritos, como o macarrão e o queijo. Esta é uma ótima maneira de levá-los a experimentar algo novo, e então eles estarão mais propensos a experimentar os alimentos por conta própria mais tarde.
É importante fazer do ato de comer uma diversão saudável para as crianças. Se elas não gostam de legumes, tente cozinhá-los de maneira diferente ou servi-los com um molho que seu filho gosta. Você também pode tentar cortar os alimentos em diferentes formas como estrelas, dinossauros, etc, para que a criança possa se divertir enquanto come de forma saudável.
Ao considerar a nutrição do seu filho, certifique-se de não privá-lo de doces ou outros tipos de alimentos como as sobremesas. É importante que estes sejam incluídos como parte da refeição, de modo que a sobremesa seja vista como um alimento normal, algo que não deve ser desejado mais do que a própria refeição. Certifique-se de preparar sobremesas saudáveis tanto quanto possível.
Tente seguir uma rotina com as refeições. Se você mantiver o seu filho em uma rotina será muito mais fácil fazê-lo comer. A criança vai saber quando irá comer, e que portanto deve sentir mais fome naquele momento. É importante sempre oferecer frutas ou legumes em cada refeição.
Ao considerar a nutrição de uma criança, é importante considerar que ela não pode estar sempre aberta a novos alimentos, pelo menos não tão rapidamente quanto um adulto. As papilas gustativas infantis não funcionam da mesma forma que funcionam em pessoas mais velhas e os alimentos demoram um pouco mais para serem aceitos para eles do que para um adulto. Dê aos seus filhos tempo e deixe-os fazer a escolha por si só.
Aos poucos, vá incorporando essas sugestões à alimentação de seu filho. Cuidando-se da nutrição de uma criança de forma saudável porém flexível e divertida garantirá que essa criança crescerá mais feliz e ativa!