O melão é uma fruta constituída principalmente por água, que apresenta nutrientes (vitaminas e minerais) importantes para o bom funcionamento do organismo. Além de ser uma fruta hidratante, o melão possui propriedades terapêuticas e nutricionais que salientam a importância dessa fruta na nossa alimentação.
Vitaminas e minerais
As vitaminas A, C e do complexo B estão presentes nesta fruta. As vitamina A e a vitamina C irão promover a prevenção da formação de radicais livres, além de contribuir para o fortalecimento do sistema imunológico do indivíduo. Já as vitaminas do complexo B participam do metabolismo energético além de manutenção dos glóbulos vermelhos e sistema nervoso saudáveis.
Ferro, cálcio, fósforo e potássio são minerais presentes no melão. Eles irão atuar na prevenção da anemia, na formação dos ossos e dentes, na produção de energia e na construção muscular e corporal respectivamente.
Propriedades terapêuticas
- O melão é um excelente diurético que serve para eliminar toxinas presentes no corpo
- Pevine o surgimento da gota ( que é caracterizada pela elevação da concentração de ácido úrico na corrente sanguínea )
- É calmante, previne doenças como artrite, reumatismo, constipação intestinal e doenças renais como cálculo renal e nefrite
- Para as mulheres que ainda menstruam, o melão contribui para a regularização do ciclo menstrual e eliminação de coágulos de sangue, já para as que deixaram de menstruar e entraram na menopausa essa fruta auxilia ativando a circulação
- O suco de melão serve para prevenir a acidose (acidez do organismo, devido a diminuição da concentração de bicarbonato na corrente sanguínea) além de problemas relacionados ao estômago, esôfago e garganta
- O melão também é indicado contra a leucorréia (corrimento nas mulheres)
Mesmo com todos os benefícios que o melão pode nos proporcionar, 100 g dessa fruta equivale a somente 30 calorias tornando-se uma excelente fruta no combate à obesidade.