Cuidados com Alimentos na Praia
Quando chega o calor intenso no alto verão, o programa preferido de quem mora nas cidades litorâneas é ir a praia. No entanto, nem todas as pessoas moram próximo ao litoral brasileiro e algumas tem de se locomoverem por um longo período de tempo até chegar a praia escolhida para diversão. Como muitos vão com crianças é quase inevitável não comprar alguma comida quando chegam ao seu destino. Porém os especialistas na áreade saúde advertem que é preciso ter muito cuidado com os alimentos na praia, pois além de estarem expostos às altas temperaturas podendo ficar estragados, ainda há o perigo para o organismo humano deles estarem infectados por algum microorganismo patogênico.
Alimentos Mais Prejudiciais à Saúde
Como no litoral há um grande número de ambulantes vendendo todo o tipo de comida, as autoridades da grande maioria destes locais decidiram intensificar a investigação sobre o alimento que é vendido aos consumidores, se eles estão em condições próprias para consumo. De acordo com estatísticas feitas sobre o assunto camarão que é vendido em espetinho nas praias é um dos alimentos que apresentam maior risco de contaminação para os seres humanos O motivo principal seria o aquecimento do crustáceo por muito tempo que poderia levar ao desenvolvimento e proliferação de microorganismos patogênicos. Além disso as autoridades em saúde informam que os crustáceos e frutos do mar são animais que se deterioram muito facilmente. È por isso que quando a pessoa quiser consumir estes alimentos deve verificar se eles foram refrigerados de maneira adequada, e se os vendedores respeitaram as condições impostas de higienização para prevenção de doenças. Outras comidas muito consumidas nas praias e que merecem um cuidado especial são:
os sanduíches com maionese,sorvetes de marca desconhecida e embalados em saquinhos que o consumidor não sabe a procedência, os espetos de churrascos e os líquidos que são vendidos em galões. Os especialistas alertam para o fato de que se os recipientes desses alimentos não estiverem devidamente limpos, pode haver contaminação por bactérias causando prejuízos à saúde dos consumidores. Outra alerta impostante é como os sanduíches que se dizem naturais. Vale a pena lembrar que eles são feitos de maionese e que ela pode também estar estragada, ocasionando os mesmos problemas de saúde para a pessoa que costuma consumir este tipo de alimento. Outro cuidado que as pessoas devem ter é com os sanduíches de carne, salsicha ou hambúrguer. Pois eles podem causar uma intoxicação por uma bactéria conhecida como salmonela, devendo por isso as pessoas evitarem seus consumos
Principais Cuidados Que os Consumidores Devem Ter
Como primeira providência para quem desejar se divertir em uma das praias do litoral brasileiro é evitar comprar as comidas que são vendidas pelos ambulante na areai. No caso das crianças, uma opção seria levar alguns biscoitos ou frutas de casa para que elas consigam ficar sem comer nada na praia até voltarem para casa. Os principais produtos que devem ser evitados na praia são os seguintes: milho verde, queijo coalho, espeto de camarão, churrasquinho, sanduíches com maionese (Pois levam ovos) e carne ou hambúrguer, frutos do mar. Os consumidores devem evitar comidas fritas na praia o tanto quanto possível, pois é quase certo que grande parte das barracas que vendem as frituras não têm o hábito de trocar o óleo, ocasionando um acúmulo maior de toxinas.
No caso do queijo coalho ele pode trazer grande risco a saúde das pessoas, pois ele não pode ficar muito tempo sem um ambiente refrigerado,e isto geralmente não acontece e para piorar ainda mais o perigo de contaminação de bactérias, vírus ou fungos, os pedaços do queijo costumam ser fritos em latas velhas de tinta,sem nenhuma preocupação com a higiene do alimento, o que aumenta muito a toxidade causando sérios prejuízos à saúde dos consumidores. Quanto a saladas de fruta também vendida na praia e que aparenta ser inofensiva à saúde das pessoas,ela também devem ser alvo de cuidados pelo número de vezes em que é manipulada. A manipulação de alimentos na praia pode ser muito perigosa, pois cada vez que ele é manipulado mais facilidade ele terá de ser contaminado.
Para evitar as possíveis contaminações que os alimentos vendidos na praia podem apresentar, o ideal é levar alguma comida fita na própria casa, onde a pessoa sabe que os alimentos foram bem higienizados e não trarão qualquer tipo de risco à saúde de sua família.
Salete Dias