As pessoas mais velhas geralmente são importantes adeptas do consumo de bebidas feitas com ervas pois acreditam que desde os primórdios da humanidade estas bebidas atuam como importantes substâncias na prevenção e tratamento de problemas de saúde. Apesar dessa crença não ser comprovada cientificamente, essa opinião não deve ser desconsiderada, pois algumas substâncias presentes em alguns chás já foram estudadas e diversos benefícios já foram constatados. Nesse artigo vamos procurar conhecer os benefícios da erva mate na saúde.
O chá mate é uma bebida consumida principalmente no sul do Brasil com a famosa bebida chimarrão. Entretanto, ela também é consumida em todo o país e o estudo a cerca de suas propriedades nutricionais vem a cada dia ganhando mais força.
Há algum tempo atrás as pessoas passaram a associar o consumo de chimarrão ao surgimento de câncer, no entanto não demorou muito para constatar-se que na verdade o aparecimento de câncer em pessoas que consomem o chimarrão não é decorrente da presença da erva mate na bebida, mas sim decorrente do consumo da bebida muito quente e associada muitas vezes a uma quantidade elevada de churrasco, ao cigarro e ao consumo de outras bebidas que contenham álcool.
Propriedades da erva mate
As substâncias encontradas na erva mate são os compostos fenólicos que correspondem aproximadamente 30 a 40% do peso da folha, os alcalóides como a cafeína em menor concentração que a do café e que serve como um estimulante, apresentam também flavonóides, saponinas, no entanto não apresenta catequina. Possui também sais minerais como cálcio, fósforo, ferro, manganês e potássio, além disso pode -se encontrar vitaminas C, D, B1 e B2.
Benefícios da erva mate
Inibe a formação de placas de gordura (aterosclerose) – Alguns pesquisadores constataram que o consumo de erva mate está associado com a proteção da oxidação do LDL promovida pelos radicais livres, essa oxidação é responsável pelo surgimento da aterosclerose, os compostos fenólicos que constituem a erva mate são responsáveis por essa proteção.
Reduz as taxas de colesterol – Um estudo realizado aqui no Brasil com indivíduos com taxas elevadas de colesterol no sangue, comprovou uma redução nessa taxa em 200 pessoas que utilizaram o chá de erva mate depois das principais refeições.
Reduz as concentrações de açúcar no sangue – O consumo do chá da erva mate é um bom aliado no tratamento e prevenção da diabetes, pois reduz as concentrações de açúcar no sangue.
Auxilia no emagrecimento – Talvez esse seja um dos motivos que faz com que o chá mate seja muito consumido, pois a cada dia mais as pessoas procuram alternativas para emagrecer. O chá mate, como vimos acima, reduz os níveis de gordura e açúcar da corrente sanguínea, pois dificultam a absorção desses compostos pelo organismo e dessa forma acaba por auxiliar no processo de emagrecimento.
Serve como estimulante – A cafeína encontrada na erva mate atua como um estimulante proporcionando maior disponibilidade para o indivíduo praticar atividades físicas pois elimina a fadiga. Além disso, o estímulo proporcionado pela cafeína do mate é mais prolongado que o proporcionado pela cafeína do café e não oferece efeitos colaterais.
Previne problemas cardíacos – O efeito cardioprotetor da erva mate pode ser constatado, pois essa erva melhora a circulação sanguínea, promove uma regulação nas funções do coração além de combater a aterosclerose.
Como preparar o chá da erva mate
A bebida utilizada para constatar essas propriedades foi feita com as folhas da erva mate tostadas e foi acrescentado água quente. Essa preparação ficou em infusão por alguns minutos e foi consumida depois das refeições principais. O sabor da bebida, segundo as pessoas que consumiram é amargo, mas foi relatado que aos poucos o indivíduo consegue se acostumar.
A bebida preparada com erva mate conhecida como chimarrão também contém essas propriedades que foram destacadas como os benefícios da erva mate, entretanto a pessoa deve estar atenta a temperatura da bebida que será consumida, pois em altas temperaturas essa bebida pode causar irritação nas mucosas oral e do esôfago.
Considerações finais
Como podemos observar são diversos os benefícios da erva mate, no entanto o indivíduo deve ficar atento a forma de preparação do chá, bem como a temperatura do consumo para que todos os benefícios possam ser obtidos de forma segura. O consumo do chá da erva mate deve ser associado a uma dieta saudável bem como a prática de atividades físicas para que os efeitos proporcionados pela erva possam ser potencializados.