Alimentos crus são mais nutritivos?

Muitas pessoas têm duvidas se comer alimentos não cozidos terá absorvido uma maior quantidade de nutrientes em seus organismos. Na verdade o consumo de alimentos crus pode ser mais nutritivo do que os que passaram pela cocção, em virtude de uma série de razões que veremos a seguir.

Propriedades dos alimentos crus

Segundo pesquisadores de vários países, quando as pessoas cozinham alguns tipos de alimentos acabam perdendo um número muito grande de nutrientes, que não seriam perdidos se eles fossem ingeridos in natura, ou seja, crus. De acordo com cientistas da área de nutrição, quando há o processo de cocção dos alimentos, pode causar uma destruição parcial ou completa dos nutrientes presentes neles, como alguns tipos de minerais e vitaminas.

Quando isso ocorre há um processo de acidificação do sangue no organismo do indivíduo, que compromete a energia orgânica fundamental para a manutenção de uma boa qualidade de vida nos seres humanos, pois proporciona vitalidade e energia para que façam suas atividades diárias.

Alguns profissionais partidários da medicina natural preconizam que esta energia proveniente dos alimentos não cozidos seria a base para a prevenção de determinadas enfermidades que acometem as pessoas de uma maneira geral, que como consequência acabam ingerindo fármacos para tratar problemas de saúde que poderiam ser solucionados com uma simples dieta adequada.

Como absorver os nutrientes nos alimentos crus

O organismo dos seres humanos necessita estar abastecido com uma alimentação rica em nutrientes para se manter sempre ativo e com seu sistema imunológico mais forte, prevenindo o aparecimento de determinadas patologias.

De uma maneira geral alguns alimentos quando ingeridos in natura ou crus, como por exemplo, alguns tipos de sementes, algumas frutas e os legumes de uma maneira geral contribuem para o estímulo do processo de mastigação, ocasionando além do fortalecimento da arcada dentaria dos indivíduos, um aumento na produção de saliva que é de extrema importância para o metabolismo corporal.

Alguns exemplos clássicos de alimentos crus nutritivos são as cascas das sementes germinadas, das frutas, das verduras e legumes que são alimentos muito ricos em nutrientes.

Se houver o processo de cocção para que o indivíduo possa se alimentar, haverá com certeza uma perda significativa do valor nutricional dos alimentos, e em alguns casos pode provocar em organismos mais sensíveis até mesmo um processo de indigestão.

Alguns alimentos que devem ser consumidos crus

A maioria dos profissionais da área de nutrição e nutrologia são unânimes em afirmar que os alimentos que sofrem o processo de pasteurização, ou são enlatados ou fervidos, de uma maneira geral acabam perdendo nutrientes importantes para o organismo dos seres humanos, como por exemplo, os minerais, as vitaminas e algumas enzimas.

Quando o corpo humano não absorve esses nutrientes indispensáveis a sua sobrevivência, para ele se manter ativo, absorve essas substâncias do sistema imunológico do corpo, o que apresenta como consequência doenças como resfriado e gripes entre outras, além de promover um armazenamento de tecido adiposo localizado; enfraquecimento das unhas; pode ocorrer um aumento de peso corporal; os cabelos tendem a cair; o indivíduo pode apresentar um quadro clínico de ansiedade, indisposição, cansaço e falta de motivação.

Portanto para evitar todas essas complicações e manter uma boa qualidade de vida, os especialistas recomendam o consumo de determinados alimentos crus, como por exemplo: broto de alfafa, cenoura de preferência ralada, vegetais com folhas escuras, linhaça e as frutas de uma maneira geral.

Considerações finais

Segundo os profissionais da área de nutrição existem exceções sobre a afirmação que o consumo de alimentos crus são mais nutritivos que os cozidos. Os exemplos clássicos são a lentilha e o feijão que são fontes do mineral ferro, porém só são benéficos para o organismo humano que absorve esses nutrientes, quando eles são cozidos.

Além desses alimentos, existem também os ovos e a carne bovina  que somente quando passam pelo processo de cocção é que trazem benefícios ao corpo humano, pois através do cozimento deles é que o organismo dos seres humanos consegue absorver as proteínas necessárias para a sua manutenção.

Vale ressaltar que para consumir alimentos crus, é necessário que eles sejam muito bem limpos e higienizados para evitar o risco de uma possível contaminação através de microrganismos patológicos, o que poderia resultar em enfermidades nas pessoas que os consumissem com frequência.

Por Salete Dias