Alimentos amigos do coração

O coração é com certeza um dos mais importantes órgãos do organismo dos seres humanos. Por isso cuidar dele é fundamental para garantir um corpo saudável e sem complicações cardíacas. Nesse contexto, a alimentação é muito importante, pois através de alguns alimentos amigos do coração, as pessoas conseguirão se manter saudáveis, além de terem uma boa qualidade de vida. Mas quais serão esses alimentos cujos nutrientes são tão importantes para o corpo humano e seu principal órgão? É o que veremos a seguir:

Orientações gerais sobre os alimentos benéficos ao coração

De uma maneira geral, é possível dizer que existe uma grande quantidade de alimentos cujos nutrientes exercem um importante papel dentro do organismo humano de proteção ao coração, prevenindo dessa forma o aparecimento de problemas cardíacos e circulatórios. De acordo com profissionais especializados na área, o segredo de manter o músculo cardíaco sempre saudável é se alimentar de maneira balanceada com alimentos ricos nos principais nutrientes que são necessários ao bom funcionamento do principal órgão do organismo dos seres humanos.

O ideal é consumir refeições repletas de legumes e verduras, que são fontes de alguns minerais e de várias vitaminas, pois os alimentos que são ricos em substâncias antioxidantes são capazes de proteger as artérias cardíacas dos riscos de problemas que os radicais livres podem provocar nelas. Por outro lado alguns alimentos como, por exemplo, os que são ricos m gordura animal, o sal, as frituras e as gorduras trans que trazem riscos à saúde dos indivíduos devem sempre ser evitados na medida do possível.

Orientações específicas sobre os alimentos amigos do coração

De acordo com especialistas em nutrologia e cardiologia, existem determinados alimentos que são extremamente benéficos aos músculos cardíacos, e são conhecidos popularmente como amigos do coração, entre alguns podemos citar:

Frutas – as frutas de uma maneira geral, e em especial as cítricas, como a laranja, além do morango, mamão, kiwi, framboesa, por exemplo, são ricas em vitamina C que é um nutriente que contribui para a reparação dos vasos sanguíneos no corpo humano, protegendo as células do processo de oxidação que são desencadeados através da ação dos radicais livres, protegendo o coração. Outras frutas, como por exemplo, a manga e o damasco são fontes de uma substância antioxidante chamada betacaroteno que é benéfica para a manutenção da saúde do coração. Outras substâncias como a quercetina e o licopeno que podem ser encontrados nas uvas e nas frutas vermelhas respectivamente, também apresentam a capacidade de proteger o coração contra doenças que podem atacar suas artérias.

Azeite: o azeite é um óleo que além de conter antioxidantes, como por exemplo, os polifenóis e as vitaminas A e E, é um importante alimento que deve ser ingerido, pois contribui para a saúde do coração. Além disso, é rico também em ômega 6 e ácido linoleico, que são substâncias que apresentam a capacidade de prevenir o acúmulo de plaquetas através da redução da pressão arterial e dos altos níveis de glicose que podem estar presentes na corrente sanguínea do individuo. Esse processo previne a formação de coágulos ou trombos nos vasos sanguíneos, que bloqueiam a passagem do sangue dentro do organismo humano.

Soja: segundo especialistas na área de nutrição, a soja não é só benéfica para o coração, mas também para uma grande variedade de órgãos, contribuindo dessa forma para o bom funcionamento do corpo humano. Ela contém ferro e lecitina que é uma substância que apresenta a propriedade de reduzir os níveis de homocisteína na corrente sanguínea, que se tiver com seu nível aumentado pode provocar o armazenamento de gorduras nas artérias, causando riscos à saúde cardíaca dos indivíduos, além disso, consegue melhorar a capacidade de memória nos seres humanos. A soja também é fonte de uma substância de extrema importância para a prevenção do envelhecimento das artérias, chamadas de isoflavonas, que reduz o perigo da pessoa sofrer um ataque do coração, pois atua reduzindo os níveis de LDL, que é o mau colesterol, que traz malefícios para o corpo.

Peixes: o consumo de peixes merece uma atenção especial, pois muitos deles são ricos em ômega 3, como por exemplo, a sardinha, o robalo e o salmão. Esses peixes são benéficos para o coração, pois apresentam a capacidade de prevenir o aumento da pressão arterial e a aterosclerose.

Vale ressaltar a importância das atividades físicas que junto com os alimentos amigos do coração contribuem para uma vida mais duradoura e saudável.

Por Salete Dias