Bolo de chocolate com banana verde

A receita que apresentaremos hoje é preparada com chocolate (um alimento muito gostoso e bastante energético) e biomassa de banana verde, um preparado que você pode fazer em casa rico em vitaminas A, B1, B2, sódio, magnésio, manganês e cobre. Desta forma, teremos uma receita deliciosa, rica em vitaminas e minerais e que nos oferece bastante energia! 🙂

Como preparar a biomassa de banana verde

Comece pela higiene, lavando bem as bananas verdes (ainda com casca) usando uma esponja. Depois disso, em uma panela de pressão com água fervente até cobri-las, cozinhe-as (ainda com casca) por 20 minutos. Tome o cuidado para manter o fogo aceso somente nos primeiros nove minutos, passando os outros onze a cozinhá-las somente “na pressão”.

Após a saída do vapor, tire aos poucos a casca da polpa, passando imediatamente a polpa no processador ou liquidificador. A fim de usar também as cascas, deixe-as em uma solução de um litro de água com dois limões dentro por 40 minutos e só então passe-as no processador.

A biomassa adquirida pode ser guardada na geladeira por até oito dias (ou mantida congelada por até três meses) e pode ser empregada em receitas dos mais diversos tipos, como shakes, farofas e bolos.

Ingredientes

  • 2 3/4 xícaras (chá) de farinha de trigo;
  • 2 xícaras (chá) de açúcar;
  • 1 xícara (chá) de achocolatado;
  • 1 xícara (chá) de biomassa de banana verde;
  • 1 xícara (chá) de leite de soja ou de vaca;
  • 1 xícara (chá) de óleo de canola;
  • 2 ovos grandes;
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó.

Como fazer o bolo de chocolate com banana verde

No liquidificador, bata o leite, óleo e ovos, conseguindo uma massa homogênea.

A seguir, acrescente a biomassa de banana verde e bata novamente.

Acondicione então essa mistura numa vasilha onde foram juntados a farinha de trigo, o achocolatado e o açúcar.

Adicione fermento em pó mexendo bastante.

Ponha toda a massa em uma forma untada com manteiga e farinha de trigo e asse em forno médio (180º C) e pré-aquecido, por trinta minutos, em média.

Referências Bibliográficas Externas

REVISTA GLOBO RURAL, Yes, nós temos banana verde