Aprender a lidar com os vários estilos de liderança é uma das principais características de um bom profissional. Mas, e quando o líder de uma equipe profissional, que deveria promover a comunicação e a competição saudável entre os membros de seu grupo, ao invés disso é uma pessoa narcisista cujo excesso de autoconfiança e convencimento pode atrapalhar o bom andamento das tarefas no ambiente profissional? Afinal como lidar com chefes narcisistas sem perder o autocontrole ou a razão? É o que analisaremos nesse artigo.
Características de um chefe narcisista
O que caracteriza principalmente uma pessoa narcisista é seu comportamento excessivamente vaidoso, com uma autoestima elevada na qual não existe lugar para mais ninguém, em outras palavras é aquela pessoa que por algum conflito emocional, é uma pessoa egocêntrica e por vezes autoritária, para compensar em alguns casos, sentimentos de inferioridade que podem estar escondidos em seu inconsciente. Desse modo, quando esse indivíduo consegue chegar à gerência em uma corporação empresarial pode trazer grandes problemas a todo o trabalho da equipe profissional que lidera.
Principais problemas de chefes narcisistas no ambiente de trabalho
De acordo com pesquisas realizadas, o chefe narcisista, devido ao seu alto grau de autoconfiança e a necessidade que essas pessoas têm de estar sempre no centro das atenções, acaba impedindo a boa comunicação entre os membros da equipe que lidera, favorecendo em alguns casos um ambiente de disputa que pode gerar-se entre os profissionais. Segundo alguns pesquisadores entre as principais características que os chefes narcisistas possuem, e que atrapalham o ambiente profissional, estão:
- Pela necessidade de estarem sempre em evidência no trabalho que desempenham não escolhem os candidatos mais capacitados para trabalhar com ele, pois têm receio da competição, ou que o novo funcionário consiga se sobressair nas tarefas profissionais melhor que ele;
- Interferem de maneira negativa no processo da boa comunicação que deve existir dentro de uma equipe profissional, pois como são egocêntricos e autoritários não aceitam opiniões contrárias à que acreditam que seja verdadeira;
- Normalmente pela sua falta de habilidade em lidar com os membros de sua equipe profissional e pelo seu egocentrismo acabam promovendo um ambiente hostil e de disputa entre eles, não favorecendo o aparecimento de ideias criativas que possam vir a contribuir para o desenvolvimento dos profissionais nem tampouco para a lucratividade da empresa em que trabalham.
Sugestões para trabalhar com chefes narcisistas
Os profissionais especialistas na área de recursos humanos orientam que o trabalho com chefes narcisistas pode ser bastante estressante para a maioria das pessoas, principalmente se elas forem competentes nas tarefas que desempenham nas organizações empresariais. Por isso, algumas sugestões que poderiam auxiliar nesse relacionamento profissional seriam:
- Tentar realizar o trabalho sem se preocupar com o autoritarismo e o egocentrismo do chefe;
- O profissional não deve expor novas ideias somente para ele quando vocês estiverem sozinhos, ao invés disso, tentar se unir à equipe na hora de propor novas formas de trabalho;
- Se a corporação tiver um setor de recursos humanos eficiente, vale a pena o grupo tentar resolver seus problemas com o chefe narcisista apoiado por esse setor da empresa.
Por Salete Dias