Olá a todos, e aqui estamos nós com mais um artigo sobre como cuidar melhor deste que já pode ser considerado “o melhor amigo eletrônico do homem” : o computador. 🙂 Nós já vimos muito sobre como melhorar o desempenho de nosso computador na parte 1 deste artigo, que tal agora nos aprofundarmos mais um pouco e ver outras coisas que podemos fazer para melhorar o desempenho?
Bem, antes de começarmos com novas medidas para melhorar a desempenho do computador, que tal começarmos revisando aquelas que já citamos na parte um (acerca das medidas já discutidas, vamos comentar aqui de forma muito resumida, se quiser mais informações sobre, basta ler o artigo, no link indicado acima)?
Vale lembrar que as opções aqui apresentadas foram testadas em sistemas operacionais Windows, podendo ser necessária mudanças ou procura de ferramentas similares caso utilize outros Sistemas Operacionais!
1. Remover Programas Desnecessários
Através do desinstalador do programa ou da opção “Adicionar ou Remover Programas”.
2. Desativar aplicações e processos indesejados que são inicializados automaticamente
Use a opção msconfig para desabilitá-los, ou alguma ferramenta que permita isso (como é o caso do CCleaner).
3. Reduzir o número de arquivos em seu computador e apagar os arquivos temporários
Quanto menos arquivos em seu computador, mais rapidamente poderemos fazer diagnósticos do mesmo, bem como acessar tais arquivos.
Cada programa permite que você remova seus arquivos temporários, como o Internet Explorer ou o Firefox, mas você também pode utilizar-se de outras ferramentas para fazer isso, como o CCleaner.
4. Corrigir possíveis erros de registros
Você pode fazer isso manualmente via regedit, mas somente aconselho isso para aqueles que são experientes. O ideal é utilizar alguma ferramenta, como, mais uma vez, o CCleaner, que é uma ferramenta gratuita e de boa qualidade.
5. Verificar discos em busca de erros
Aqui, é a vez do CheckDisk, mas há outras opções disponíveis na Internet.
6. Desfragmentar discos
Novamente, o sistema operacional Windows já te oferece um desfragmentador de discos, mas você pode encontrar vários outros programas na Internet capazes de fazer isso também.
7. Detectar e remover vírus, spywares e malwares
Periodicamente, faça uma verificação em seu sistema usando anti-vírus, anti-malwares e anti-spywares.
Por acaso, escrevemos dois artigos sobre segurança na Internet e como lidar com vírus e outros males aqui no Giga Mundo, são:
Piratas, furtos e trapaças – bem vindos aos mares da Internet (parte 1)
Piratas, furtos e trapaças – bem vindos aos mares da Internet (parte 2)
8. Planejar aquisição de novas peças de hardware
Às vezes, uma peça antiga do hardware pode estar defeituosa, então é interessante saber quando desfazer-se dela. Por exemplo, eu tinha em um computador meu três discos rígidos, dois mais recentes (cada qual de 80 gb) e um mais antigo (de somente 10 gb), somando assim 170 gb.
Utilizando-me de ferramentas para verificar o status de cada disco rígido, descobri que um deles (o mais recente), devido à disposição no gabinete, estava super-aquecendo, o que levaria à perda do mesmo. A fim de conseguir uma disposição que afetasse menos, tive que remover o disco rígido antigo. Agora, tenho “somente” 160 gb, mas ambos os discos restantes estão em boas condições.
______________________________________________________________________________
Certo, revisamos as principais dicas já apresentadas, que tal trazermos agora as novidades? 🙂
9. Desative serviços desnecessários
Serviços são processos (similares a programas) que ficam executando em seu computador o tempo todo e que não exigem a interação com o usuário para o seu bom funcionamento. Se você está lendo este texto agora, em seu PC, na comodidade oferecida por seu lar, é porque há vários serviços ligados à rede e comunicação executando em seu PC para que isso seja possível.
Assim que você conclui a instalação do Windows, ele instala vários serviços que ele acha interessante manter funcionando, mesmo que você não os utilize. Além disso, cada programa que instalamos inclui um novo serviço e alguns, mesmo após a desinstalação, acabam mantendo seus serviços lá (geralmente, por falha no momento da desinstalação ou por estar sendo usado por outro programa). Desta forma, é comum que tenhamos em nossos computadores o dobro ou mesmo o triplo de serviços sem que realmente necessitemos deles. E agora, o que fazer?
A solução mais óbvia é, com certeza, desativá-los! Mas, antes de desativá-los, recomendamos que leia com bastante atenção o que vamos dizer agora para não ter problemas (possíveis descuidos não vão explodir seu PC e você pode voltar a ativar um determinado serviço caso precise mais tarde ou perceba que desativou o errado).
Se você quiser desativar um serviço, acesse o Painel de Controle, opção Ferramentas Administrativas, clique em Gerenciamento do Computador, selecione a opção Serviços e Aplicativos e, lá, entre em Serviços. Pronto, chegamos lá! 😀
Você vai ver uma lista bem gigante de serviços em seu computador. Há um campus Status, onde todos os serviços em execução estão marcados como “Iniciado” e um outro campo chamado Tipo de Inicialização, que pode ser Desativado (não se deseja a sua execução), Manual (o serviço deve ser iniciado manualmente, então quando ele for requisitado, aparecerá uma janela para o usuário informar se deve ou não executar o mesmo) ou Automático (o serviço é iniciado automaticamente quando o computador é ligado).
Clicando com o botão direito e selecionando propriedades, você poderá alterar o status e o tipo de inicialização de qualquer serviço.
Claro, para que você possa desabilitar ou não um serviço, é necessário que se saiba o que o mesmo faz. O site Master New Media nos dá a dica com o artigo Computador Lento? Acelere seu PC desligando serviços desnecessários do Windows. Dê uma boa olhada nele e escolha quais serviços você irá desabilitar.
Eu periodicamente desabilito quase todos os serviços (mantendo somente os essenciais) e, depois, vou reativando um por um aqueles que são necessários. Claro, fazer isso é muito bom quando você já conhece um pouco qual tipo de aplicação requer qual tipo de serviço.
10. Usar ferramentas para diagnóstico de seu PC e partes dele
Há várias ferramentas que podem lhe oferecer um bom diagnóstico sobre as condições de seu computador. Geralmente, nós monitoramos pelo menos as condições do disco rígido e a temperatura dos processadores e da placa-mãe.
Geralmente, uso o CrystalDiskInfo, que é uma ferramenta para diagnóstico de discos rígidos gratuita. Com ela, é possível mensurar a temperatura dos mesmos, a quantidade de falhas que eles já apresentaram, por quanto tempo eles já foram usados, etc.
Já para saber se é necessário desfragmentar ou não uma unidade do disco rígido, continuo usando o clássico CheckDisk do Windows, utilizando a opção Analisar, apesar de alguns amigos meus já terem referenciado outras opções de software.
Quanto à temperatura de processadores, estou empregando no momento o SpeedFan, que também possui versão gratuita. Uso em meu notebook, que é dual processor, e ele me indica bem as temperaturas em ambos os processadores, placa-mãe, etc. Além de indicar também a carga de processamento sobre cada processador. 🙂
11. Desabilitar opções que consomem processamento e memória
O tema do Windows, aparência dos botões e animações presentes também consomem processamento e memória, sendo assim, você pode desabilitá-las a fim de ter um melhor desempenho.
Para tal, vá ao Windows Explorer, clique com o botão direito em Meu Computador e selecione Propriedades. Lá, escolha a aba avançado e clique no botão Configurações da seção Desempenho.
Você pode des-selecionar opção por opção que deseje ou, como eu, simplesmente selecionar a opção “Ajustar para obter um melhor desempenho”, que irá desabilitar automaticamente todas aquelas opções.
Algumas pessoas não gostam disso dizendo que o Windows fica “meio feio”, com “cara de Windows 98”. Bem, duas coisas a serem ditas, primeira: estamos procurando desempenho máximo, não “beleza pura”. Segunda: e quem disse que eu acho Windows 98 feio? Ele é bem rapidão, pena que não executa bem todos os novos programas. 😛
12. Limpar ou remover arquivos armazenados nos perfis de usuários
Muita gente não sabe, mas aqueles arquivos que estão lá, no Desktop, na pasta Meus Documentos, Minhas Imagens ou Minhas músicas também podem levar a perda de desempenho. Você não precisa ficar sem eles: basta que mova-os para outro lugar, um mais adequado e que não faça parte dos diretórios existentes no perfil de usuário (em outras palavras, nada no Desktop ou na pasta Meus Documentos ou aquelas dentro dela). 🙂
Bem, espero que esta “parte dois” tenha trazido mais informações importantes para que possamos manter nossos computadores sempre 100%. 🙂
E agora, com licença, que preciso fazer uma verificação de rotina no meu notebook – e você deveria fazer no seu notebook/PC também!