Apesar de ser uma fruta originária da China, o caqui é muito cultivado em São Paulo e no sul do Brasil e apreciado em todo o país; ele pode se apresentar em diversas variedades, sendo em geral é uma fruta doce e muito saborosa. Esse fruto é constituído em sua maioria por água além de possuir baixas calorias.
Vitaminas, minerais e proteínas também estão presentes nesta fruta.
Nutrientes do caqui
As vitaminas
- Vitamina A – previne os problemas relacionados à visão, além de fortalecer o sistema imunológico e manter a pele saudável
- Vitamina B1 – auxilia no funcionamento correto do sistema nervoso, evita a depressão e o beribéri (fraqueza muscular e dificuldades respiratórias)
- Vitamina B2 – evita a anemia, queda de cabelos além de inflamações na boca e gengivas
- Vitamina E – poderoso antioxidante que combate os radicais livres
Os minerais
- Cálcio – atua na estruturação e formação de ossos e dentes
- Ferro – formação da hemoglobina no sangue e prevenção da anemia
Assim como o tomate, o caqui também apresenta licopeno em sua constituição este é um antioxidante, que fortalece o sistema imunológico, combate os radicais livres e evita danos celulares combatendo os processos que podem desencadear uma ação cancerígena.
Benefícios do consumo do caqui
Além dos benefícios que podemos obter com as vitaminas e minerais do caqui, ele também apresenta propriedades terapêuticas importantes; entre elas pode-se destacar que o consumo do caqui melhora os problemas relacionados a acidez estomacal, além de enfermidades no fígado, intestino e nas vias respiratórias.
Apesar de geralmente ele ser consumido in natura, o suco do caqui é uma diferente opção, saudável e refrescante principalmente nos períodos mais quentes.