Apesar da contestação de um segmento da sociedade que não se alimentam de carne de animais em hipótese alguma, os especialistas na área de saúde insistem em afirmar que a carne é benéfica para todas as pessoas, principalmente pelo grande número de proteínas que ela oferece ao corpo humano. Polêmicas a parte, nesse artigo analisaremos quais são os benefícios da carne vermelha e se ela é realmente indispensável para uma boa alimentação.
A importância da carne vermelha nas refeições
De acordo com especialistas a carne vermelha é um alimento que agrada muito o paladar das pessoas, porém ela deve ser consumida com certa moderação. Em outras palavras uma boa refeição deve ter a carne vermelha apenas como acompanhamento de um prato principal, isso porque da mesma maneira que ela fornece vários nutrientes importantes para o corpo humano, também pode ser prejudicial se consumida com excesso de gordura ou cozida de modo inadequado.
Os profissionais da área de nutrição humana recomendam que ao consumir carne vermelha os indivíduos prefiram as que sejam magras, ou que não tenham gordura, e não comam uma grande quantidade de carne em apenas uma refeição por dia, como muitas pessoas fazem. A alimentação com carne vermelha deve ser feita com parcimônia, devido a problemas que podem surgir desde o momento do abate do animal, que se não for executado dentro das normas estabelecidas de higiene, a carne do animal pode vir a trazer patologias que causam infecções, quando o indivíduo ingere o alimento contaminado.
Principais benefícios da carne vermelha
Se desde o momento do abate do animal, houver preocupação com as normas estabelecidas de higienização, a carne poderá então ser consumida pelos seres humanos sem causar maiores problemas. De acordo com profissionais da área de nutrição as chamadas carnes magras ou sem gordura são benéficas para os indivíduos pela grande quantidade de nutrientes que possui e que são absorvidos pelo organismo humano. Segundo estudos científicos envolvendo a carne animal foi levantada a hipótese pelos pesquisadores de que a carne magra poderia inclusive ajudar o indivíduo na manutenção de um organismo saudável.
Os profissionais ressaltam que tanto a carne de porco quanto a de vitela apresentam uma grande quantidade de proteínas que são extremamente benéficas ao organismo. Além disso, essas carnes também possuem minerais de relevância significativa como zinco, e o ferro que é um mineral de extrema importância para a prevenção da anemia, que é uma doença que afeta sistema o circulatório.
Além disso, o ferro encontrado na carne vermelha auxilia na absorção desse mineral quando encontrado nos vegetais, desde que sejam consumidos em conjunto na mesma refeição. Outro nutriente encontrado na carne magra de grande relevância para a saúde das pessoas são as vitaminas B6, B12 e a Niacina.
Principais problemas no consumo da carne vermelha
Durante algum tempo a carne vermelha foi vista como não muito adequada para o consumo frequente nas refeições devido às grandes quantidades de gordura que possuía e que era prejudicial ao corpo. No entanto, algumas pesquisas demonstraram que quando a pessoa consome carne magra, vitela e de porco os maléficos que porventura poderiam haver acabam sendo minimizados, e essas carnes pela grande quantidade de nutrientes que possuem acabam trazendo muitos benefícios que fazem valer a pena consumi-las sem restrições.
Alguns especialistas afirmam que as carnes magras também podem ser eficientes para aumentar o colesterol bom do sangue (HDL), e reduzir o chamado colesterol ruim (LDL) que traz tantos problemas à saúde dos seres humanos.
Orientações gerais para o consumo da carne vermelha
No momento de consumir a carne vermelha, o ideal é escolher sempre as que não possuem muita gordura. Se a pessoa desejar comer carne de vitela os melhores cortes, que são magros incluem o lombo, a costela, costeleta e o bife de braço.
Na carne de porco os cortes mais magros são o lombo, o filé, as costelas e costeletas. Vale ressaltar que o consumo da carne vermelha deve ser feita em refeições combinadas com vários outros tipos de alimentos, para que os indivíduos possam desfrutar de diversos nutrientes e consiga obter os benefícios de uma alimentação variada, como por exemplo, as proteínas e minerais presentes nos vegetais.
Por Salete Dias