No momento em que se inicia a tentar controlar os problemas financeiros em sua casa carece de ter bastante cautela, uma vez que falhas possibilitam custar-lhe bem mais do que você poderia esperar. Ignorar a importância de controlar o orçamento quanto a gastos com as compras mensais, por exemplo, pode destruir aquela esperança de quitar o financiamento da casa na metade do tempo máximo. E agora, como obter auxílio?
À primeira vista sendo algo simples, lidar com orçamentos domésticos não é para todos, sobretudo se você se encontra despreparado para isso, tendo em vista que dificuldades como conhecimentos básicos em matemática e no uso de planilhas eletrônicas conseguem tirá-lo de sua jornada. Portanto, se deseja realmente alcançar êxito no controle dos gastos e fazer aquele dinheirinho sobrar no final do mês, é favorável e importante prestar atenção às nossas orientações agora discutidas, uma vez que que se tratam de orientações essenciais para o seu êxito.
Comece aos poucos, suponhamos, iniciando por tomar nota mensalmente de tudo com que gasta o seu dinheiro. E tal não é exagero dizer isso, uma vez que muitas vezes pequenos gastos são os responsáveis pelo rombo no bolso no final do mês. O indivíduo que não segue esta sugestão detalhadamente tem capacidade de precisar de crédito – por exemplo, usando o cartão de crédito – para compensar tal desleixo. E é assim que você deve se comportar: seja o “policial” do seu bolso, um vigilante sempre atento.
E você tem capacidade de (ou melhor, precisa) manter contole por meio de um aplicativo ou planilha eletrônica. Um ganho a mais derivado disso é o fato de não cometer falhas humanas tão facilmente, já que o software será responsável pelos cálculos e projeções. Enfatizando de novo que manter ao menos uma planilha eletrônica com sua receita e despesas é nossa segunda sugestão com o objetivo de controlar o orçamento doméstico e, abaixo, lá vai terceira sugestão.
E caso somente o uso do aplicativo não seja suficiente ou o que você deseja, você pode buscar por livros de consultores financeiros importantes e conhecidos como Gustavo Cerbasi para complementar seus conhecimentos. Nesse caso se necessitar adquirir um ou dois livros, não se intimide e o faça o quanto antes e lembre-se de que pode buscar assistência de colegas que talvez já tenham um livro para emprestar-lhe.
Seguindo-se estas observações, é bem provável que consiga cuidar de suas finanças. Afinal, manter as contas em dia não precisa ser tratado como bicho-de-sete-cabeças por nós. E já que sucesso em suas finanças não depende apenas de uma variável, é preciso se precaver ao fato de que precisa manter sempre uma reserva para casos de emergência, mas isso fica para outra hora.