Um bom dia a todos!
Há tempos que falamos sobre finanças aqui e volta e meia cito este livro, mas só ontem percebi que alguém poderia querer saber um pouco mais sobre minhas impressões deste livro, principalmente quem está interessado em poupar ou investir e gostaria de alguma literatura sobre o assunto, não?
Pois bem, lá vão minhas impressões! 🙂
No geral, eu adorei este livro: diferente de outros livros do gênero, ele não lhe promete torná-lo rico, pois sabe que isso depende de muito mais do que de uma dúzia de palavras – depende do mercado, depende das opções disponíveis, depende de você e depende também do quanto você está disposto a se arriscar!
Em vez disso, o livro foca naquilo que é realmente factível: o como e quanto poupar/investir segundo suas condições financeiras, tolerâncias a riscos e opções no mercado.
Gosto muito deste livro porque ele faz o leitor “botar o pé no chão” e analisar criteriosamente qual deve ser o seu caminho a seguir – eu decidi muito sobre como eu deveria prosseguir por meio de sua leitua (e releitura, feita há poucos meses atrás).
Eu adquiri a edição de 2003 no ano de 2006. Hoje, 2008, o livro ainda se encontra, para mim, muito atualizado. Pode não o ser para quem é economista e percebe as leves nuances entre conceitos e regras ao longo dos anos, mas para o propósito de uso geral, acredito que ele está em excelentes condições.
Recomendo a leitura deste livro principalmente para quem está começando na área, pois ele possui uma linguagem bastante simplificada e está cheio de exemplos para que você possa melhor compreender do que se trata cada coisa. Em contrapartida, uma pessoa que já possua mais experiência e espera um livro mais “seco, enxuto e direto” pode não gostar muito dele justamente por suas explicações.
Além disso, ele pode ser usado como referência para vários termos do mercado e alguns da área financeira.
Agora, se você está pensando em adquiri-lo a fim de saber como melhor investir em ações, acredito que é melhor você adquirir um livro focado nisso, pois por não ser o foco desta obra, ela fala sobre esse assunto de forma superficial, não se aprofundando em análises de variações e balanços a fim de melhor explicar como as coisas funcionam no mercado de ações.
No mais, se você está começando na área, esta é uma boa opção: nunca é interessante pular ou “queimar” etapas e acredito que esta obra apresenta os conceitos-base para que você possa começar a compreender várias coisas.