Vivemos a Era da Colaboração?

Um jovem que vai à escola, hoje, aprende que alguns séculos atrás viveu-se a chamada Era Industrial, onde abandonamos um panorama econômico denominado feudalismo e passamos a buscar uma nova forma de economia, sendo uma das que mais se destacou o capitalismo. E hoje, em pleno séc. XXI, podemos nos dizer tão “industriais” assim? Ou será que “conhecedores” seria uma melhor afirmação, afinal de contas, muitos pregam ser esta a Era do Conhecimento, não é?

Entretanto, conhecimento adquirido somente não é suficiente para moldar uma sociedade como desejamos ou mesmo como temos hoje. É necessário que tal conhecimento seja aplicado e compartilhado. Desta forma, comunicação e colaboração tornam-se palavras de ordem – e é em torno de tais conceitos que vemos uma grande expansão tecnológica hoje.

Web 2.0. Uma simples expressão que traduz um interesse genuíno em uma maior importância do compartilhamento e colaboração a fim de alcançarmos um novo nível de desenvolvimento em todas as vertentes: sociais, econômicas, culturais e tecnológicas.

Quem se utiliza da web pode encontrar inúmeros jogos de excelente qualidade distribuídos gratuitamente. Há artigos, apostilas e até mesmo livros em formato digital distribuídos de forma gratuita. E encontramos também muitos softwares e websites vitais em nossas vidas hoje cujo uso é totalmente (ou quase) livre. Será que isso basta para considerarmos esta como sendo uma verdadeira Era da Colaboração? Infelizmente, o que temos visto é que não, isso somente não é suficiente. É necessário uma maior moderação, uma forma de evitar que alguns poucos acabem com a “diversão” dos demais. Parece estranho que, ao falarmos de colaborar com a formação e expansão livre do conhecimento precisemos falar de moderação e consequentemente de restrição, mas infelizmente é necessário.

Tomemos como exemplo um sistema para gerenciamento de conteúdo como o WordPress, open source, de uso livre, tanto para fins pessoais quanto comerciais. Um leitor alheio à revolução que vem ocorrendo na web pode desconhecer a importância desta ferramenta para muitos negócios online, websites e blogs. Resumidamente, sem tal ferramenta, muitos dos websites e blogs que você lê ou encontra em suas buscas seriam totalmente diferentes – talvez até menos usáveis. WordPress é uma das ferramentas que mais têm nos ajudado no compartilhamento de informações.

Entretanto, por ser open source e utilizado muitas vezes para fins comerciais, surgem pessoas que desejam aproveitar-se de possíveis falhas de segurança para ter algum proveito financeiro, mesmo que isso leve a prejuízo de um outro indivíduo que está ali, compartilhando informações de forma legal e assim contribuindo com o crescimento da web.

Pode-se ver então que a colaboração e o compartilhamento de informações é essencial para o desenvolvimento de nossa sociedade, entretanto algumas pessoas podem acabar por “estragar a festa”. Bem, mesmo com os “estraga-prazeres”, podemos dizer que estamos vivendo um momento pleno e único. Há quinze anos atrás, a melhor forma de transmitir toda a sua experiência a outras pessoas em um país tão extenso quanto o nosso seria escrevendo um livro e rezando para que o mesmo se tornasse um “best-seller instantâneo”, tal que vendesse milhares de cópias em questão de meses. Hoje, posso escrever artigos baseados em minha experiência profissional ou vivencial, publicá-los em um blog (ei, estou fazendo isso agora mesmo!) e ter o mesmo acessado por milhares de pessoas em questão de semanas, dias ou até mesmo horas, a depender de quão popular é o tal blog!

A colaboração é, em minha opinião, a mais poderosa ferramenta de que dispomos atualmente, mas só isso não basta para que tenhamos uma verdadeira revolução a nível sócio-econômico. É necessária que se faça agora, também, uma grande inclusão digital e social, mas essa inclusão não pode ser feita de forma aleatória, sem um bom planejamento, como tem sido feita muitas vezes até agora. De que adianta ensinar um trabalhador assalariado que mal recebe um salário mínimo como ligar e desligar um computador e criar um documento Word se o mesmo não possui um computador? Como ele poderá ter um computador se não há acesso a linhas de crédito mais baratas para tal finalidade? E mesmo que ele adquira um computador, de que isso adiantará se o mesmo não tiver acesso facilitado a um processo de educação continuada onde poderá aprender mais sobre como usar o seu computador bem como acesso à Internet, onde poderá aprimorar-se ainda mais e quando quiser?

Estamos colaborando, sim. Mas só possui acesso a tal informação compartilhada e colaborada aqueles que ultrapassaram o “grande buraco” que nos separa daqueles que ainda não possuem o mínimo de acesso à tecnologia e à informação. Talvez uma Era da Inclusão antes da Era da Informação teria um impacto melhor em nossa economia, reduzindo desigualdades sociais e promovendo um crescimento econômico mais acelerado. Mas parece que nem todos os governantes pensam desta forma. Bem, mas ignorem, afinal de contas, estas são somente palavras de alguém que talvez nem saiba do que está falando, não é mesmo?

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber dicas sobre como ganhar dinheiro em seu e-mail e "de quebra" baixar o e-book "Manual do Investidor"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print