Vitamina B6

A vitamina B6 ou piridoxina pertence às vitaminas do complexo B e é extremamente necessária para o metabolismo de alguns tipos de proteínas e aminoácidos. Ela é uma vitamina hidrossolúvel que é composta por três substâncias químicas que são piridoxol, piridoxal e piridoxamina ativos e presente em sua forma natural nos alimentos.

Essa vitamina está envolvida em várias funções essenciais do organismo, contribui para o funcionamento saudável do cérebro e do sistema nervoso, combate a inflamações na pele conhecida como dermatites, atua no controle da glicose sanguínea, auxilia no fortalecimento do sistema imunológico. Além dessas funções, a vitamina B6 também auxilia na síntese de células vermelhas, ela atua juntamente com uma série de enzimas na realização de diversas funções corporais. Outra função atribuída a vitamina B6 é que ela atua no controle dos vômitos e náuseas, dessa forma ela pode ser associada à substâncias medicamentosas para atuar no combate de náuseas e vômitos.

A vitamina B6 encontra-se associada às proteínas presentes nos alimentos, sendo assim as maiores fontes de alimentos ricos em B6 são de origem animal. De todas as funções desempenhadas pela piridoxina, a principal delas é que a vitamina B6 atua como coenzima, dessa forma ela é essencial no metabolismo de proteínas, carboidratos e lipídios, além de ser uma importante produtora de neurotransmissores que são mediadores químicos. Alguns medicamentos podem causar uma redução na disponibilidade da vitamina B6, no caso de pessoas que sofrem do mal de Parkinson, a própria vitamina B6 atua como antagonista e causa redução na absorção dessa vitamina.

Causas e consequências da deficiência de vitamina B6

Causas da deficiência de vitamina B6

A deficiência dessa vitamina pode ocorrer em virtude de uma dieta pobre em alimentos que sejam fontes de vitamina B6, além disso em alcoólicos crônicos a deficiência de piridoxina pode ocorrer devido ao comprometimento do funcionamento do fígado, em mulheres que uitilizam contraceptivos orais com um alto teor de estrogênio, em indivíduos que apresentam uma alta ingestão protéica, em mulheres que estão grávidas ou amamentando e em pessoas que utilizam determinados tipos de medicamentos podem ocorrer uma deficiência de vitamina B6.

Consequências da deficiência de vitamina B6

Inflamações na pele – Essa vitamina auxilia na manutenção de uma pele saudável
Anemia – A piridoxina atua na produção de glóbulos vermelhos no sangue, logo sua deficiência pode causar anemia
Náuseas e vômitos – A vitamina B6 pode ser utilizada para combater episódios de náuseas e vômitos, principalmente daqueles observados no primeiro trimestre de gestação
Alterações neurológicas – Tonturas, mudança repentina de humor e depressão
Problemas na gengiva e lesões na língua
Perda de memória – Esse problema pode ser comumente encontrado em indivíduos que apresentam uma baixa ingestão de alimentos que são fontes de vitamina B6, por isso ela é utilizada para melhorar o aprendizado de crianças e de indivíduos que apresentam uma dificuldade de concentração

Os sintomas relacionados a deficiência de vitamina B6 não aparecem de uma hora para outra, geralmente com longos períodos de privação dessa vitamina, é que pode-se detectar os problemas relacionados à sua deficiência.

Alimentos fontes de vitamina B6

  • Levedo
  • Carboidratos integrais (pão, arroz e macarrão integrais)
  • Fígado
  • Aveia
  • Banana
  • Carne de porco
  • Frango
  • Salmão

A vitamina B6 existe em diversos tipos de alimentos, alguns em maior e outros em menor quantidade, no entanto a quantidade dessa vitamina consumida pelos indivíduos ainda é considerada baixa. Os vegetais apresentam uma baixa concentração de vitamina B6, porém se eles forem consumidos em elevada quantidade tornam-se uma importante fonte dessa vitamina. As mulheres que utilizam anticoncepcionais bem como as pessoas que abusam do álcool e cigarro devem ingerir maiores quantidades de alimentos fontes de vitamina B6 e conversar com o médico sobre a suplementação dessa vitamina.

Consequências do excesso de vitamina B6

Assim como na maioria das vitaminas, o excesso de vitamina B6 é causado pelo uso de suplementos. O excesso dessa vitamina pode causar lesões nos nervos dos braços e pernas, formigamento e dormência nos pés e nas mãos, além de ataxia, que compromete a coordenação dos movimentos e consequente equilíbrio do indivíduo.

Para os casos que necessitam de suplementação é sempre recomendada a prescrição médica ou nutricional, não podemos achar que por um nutriente ser importante ao organismo, ele deve ser ingerido em grandes quantidades. Como as fontes de vitamina B6 são variadas, é importante que se mantenha um consumo diversificado de alimentos que sejam fontes dessa vitamina ao longo de todo o dia, pois a vitamina B6 em elevadas quantidades é considerada tóxica e provoca problemas ao organismo humano.

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber dicas sobre como ganhar dinheiro em seu e-mail e "de quebra" baixar o e-book "Manual do Investidor"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print