Vendas pela internet

Muitos reclamam, dizendo que não encontram boas oportunidades de negócio, mas elas estão por aí, tanto fora quanto dentro da internet, e uma delas é justamente por meio das vendas pela internet. O comércio eletrônico está crescendo a passos largos e qualquer um pode beneficiar-se enormemente disso.

lojas virtuais que vendem diversos tipos de produtos e serviços, mas uma grande oportunidade para pequenos empreendedores encontra-se nas lojas de nichos. Utilizando-se das ferramentas e plataformas certas, em poucas horas você pode ter a sua própria loja de livros infantis ou de artefatos para festas. Alguns empreendedores até estão entrando na nova onda das redes sociais e incluindo o acesso às suas lojas em websites como o Facebook e Google Plus.

Vendas pela internet

Quem procurar bem pela internet pode deparar-se com pacotes para hospedagem e instalação de loja online que podem representar uma ótima oportunidade para quem deseja participar do comércio eletrônico, porém não possui grande experiência no manuseio de certas tecnologias. Só para se ter uma noção do impacto do e-commerce na economia brasileira, estima-se que 50% de todas as transações de e-commerce na América Latina são realizadas no Brasil, segundo dados de 2006. Se buscar por opções de loja virtual gratuita, você estará adotando sistemas de e-commerce open source, isto é, pelos quais não se paga pelo código-fonte, o que pode ser muito vantajoso, já que permite alterações no mesmo, mas também pode representar um risco, caso pessoas mal intencionadas tenham interesse em prejudicar seu negócio.

Há quem acredite que uma loja virtual não precisa lidar com estoque, mas esse é um pensamento errôneo, pois uma loja virtual, de forma similar a lojas físicas, precisam armazenar produtos a fim de garantir a entrega dos mesmos aos seus clientes – exceto no processo de dropshipping, mas isso já é uma outra história. A gestão de logística e operações determina que deve haver um balanço entre qualidade do atendimento e custos por unidade mantida em estoque – se os custos estão muito altos e não é possível reduzir ainda mais o estoque, é necessário estudar o processo a fim de identificar possíveis formas de melhorá-lo e, assim, reduzir os custos. Se possível, é interessante o uso de ferramentas para geração automatizada de relatório quanto a quais itens estão em baixa no estoque, evitando-se assim a falta dos mesmos.

Mas antes de começar qualquer coisa, é importante analisar o nicho de mercado em que se deseja atuar a fim de identificar as oportunidades e riscos presentes no mesmo. Se você construir uma loja virtual que “vende de tudo”, lembre-se que terá como concorrentes lojas muito conhecidas como Americanas e Extra, e esta será uma competição muito desleal para você. Quem deseja posicionar-se como um especialista em um assunto, uma estratégia inteligente e efetiva, deverá então desenvolver uma loja virtual focada naquele segmento.

Não se deve considerar uma loja virtual como sendo somente um website com um sistema de compras – vai muito além disso e você precisa estar ciente disso se quiser ser realmente um sucesso! Quem possui poucos recursos financeiros não precisa sentir-se excluído desta oportunidade, pois os gastos com infra-estrutura e marketing de sua loja online podem muito bem adequar-se ao capital disponível – mas claro, exigirá maior empenho de sua parte.

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber dicas sobre como ganhar dinheiro em seu e-mail e "de quebra" baixar o e-book "Manual do Investidor"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print