Twitter, Orkut, Facebook, Linkedin e Via6 – Como preparar seus negócios para as Redes Sociais

Twitter, Orkut, Facebook, Yuwie, Hi5, Gazzag, Linkedin, NetLog, Via6, etc. O número de redes sociais e microblogging vem crescendo vertiginosamente nos últimos anos e hoje é mais do que certo o fato de que as mesmas não são somente um meio de comunicação entre amigos – elas representam também uma grande e renovada oportunidade de negócios. Mas para tirar proveito de todas elas, você precisa preparar seus negócios para essas redes sociais. E agora, o que fazer?

Mas afinal, o que é uma rede social?

Antes de mais nada, é necessário que você compreenda o que significa uma rede social. Uma boa descrição de uma rede social é:

“[…] um portal/sistema capaz de promover a interação entre seus membros por meio de mensagens (públicas ou particulares), criação de comunidades e fóruns de discussão, compartilhamento de arquivos (fotos, vídeos, arquivos de áudio), etc. “

Esta definição pode ser encontrada em nosso artigo Redes Sociais – você ainda vai fazer parte de uma. Na verdade, o presente artigo surgiu como uma extensão dele, uma vez que mais informações eram necessárias a fim de melhor explicar como empregá-las nos negócios.

E o que deveria significar uma rede social para o seu negócio?

No mundo dos negócios, uma rede social pode representar várias coisas diferentes:

  • Uma fonte inesgotável de clientes em potencial, onde poderá tanto buscar novos clientes como oferecer algum tipo de suporte ao mesmo;
  • Um canal para publicidades e anúncios de forma barata ou mesmo gratuita;
  • Um ambiente repleto de fornecedores, investidores, parceiros ou colegas de mercado, permitindo assim aumentar a sua networking, bem como seus negócios;
  • Um elemento importante do plano de marketing para Internet (Internet Marketing), uma vez que pode contribuir positivamente com a divulgação de seus negócios em outros meios virtuais, como no caso dos motores de busca, por exemplo, na medida em que contribui com o SEO.

Estas são somente quatro dos diversos benefícios que você poderá alcançar por meio das redes sociais. Como comentamos no artigo anterior, cada rede social pode melhor servir para determinadas finalidades. Que tal conhecermos agora um pouco mais sobre as três citadas no título (Orkut, Twitter Facebook, Linkedin e Via6) e entender como as mesmas podem nos beneficiar?

Orkut – o início das redes sociais como algo mais do que socialização

Comunidades, fóruns, listas de discussões e vários outros meios de socialização já existem há váriosanos (quem lembra das listas de discussões do Yahoo!Mail e dos milhões de fóruns que haviam alguns anos atrás?), mas foi com o Orkut que a especulação em torno das redes sociais e sua relação com os negócios começou realmente a crescer.

Sinceramente, o Orkut não conseguiu realmente alcançar um nível maduro e profissional suficiente para que o mesmo fosse levado em conta por empregadores e empresas como era comentado na época, entretanto o burburinho gerado foi suficiente para que muitas pessoas começassem a encarar as redes sociais como boas oportunidades, desde que bem aplicadas.

Dependendo da natureza de seu negócio, o Orkut pode ser uma boa fonte para encontrar novos clientes bem como divulgar seus negócios.

Infelizmente, é um pouco complicado encontrar profissionais sérios, apesar de eles estarem lá também. Quanto ao SEO, o Orkut não vale a pena, uma vez que não lhe oferece backlinks (algo que, para quem possui blog ou website, éuma excelente forma de crescer aos olhos dos motores de busca).

A fim de tirar o melhor proveito do Orkut, busque criar uma ou mais comunidades em torno de seus negócios, divulgue ao máximo as mesmas em outras comunidades a fim de conseguir membros. Destaque-se da maioria das comunidades ao criar algo realmente sério e bem atualizado! Além disso, você pode fazer parcerias com outras comunidades, a fim de divulgar o seu site/blog na descrição das mesmas. E não se esqueça de participar dos fóruns!

Como um exemplo, posso citar os períodos em que abro novas turmas de meus cursos à distância, quando passamos a divulgar de uma a quatro vezes por semana (cada vez consumindo de meia hora a uma hora) durante dois meses.

Twitter – o boom do microblogging nos negócios

Entre Orkut e Twitter, posso dizer com total certeza de que o Twitter é melhor para os negócios, principalmente para a parte de marketing.

Em contrapartida, gostaria de salientar que considero todo o “falatório” em torno de quão excelente o Twitter é para os seus negócios um pouco exagerado – ele será uma parte de seu plano de Internet Marketing, mas em momento algum conseguirá ser tão grande a ponto de sobrepujar todos o demais.

Diferentemente do Orkut, várias páginas do Twitter são indexadas pelo Google Search e outros motores de busca, o que significa que um usuário de um motor de busca pode, a partir dele, encontrar seu perfil no Twitter, artigos e links que você lá indicar ou mesmo encontrar referências para seus negócios, tudo por meio de uma simples pesquisa!

Além disso, há diversos plugins e ferramentas para auxiliar seu plano de Internet Marketing a melhor aplicar o Twitter, desde formas de expandir a sua network a meios para publicação automática de artigos e páginas que lhe interessem.

O Twitter pode ajudá-lo a construir uma network tanto de colegas de trabalho quanto de potenciais clientes.

Mas cuidado: há diversos livros sobre como bem empregar o Twitter nos negócios, mas nem todos podem ser interessantes para o seu negócio, de tal forma que aconselho a pesquisar e ler bastante para que melhor compreenda como aplicá-lo.

Uma forma que encontrei para bem empregar o Twitter, por exemplo, é como um canal para atualizar os leitores do Clube do Dinheiro sobre a publicação de novos artigos.

Facebook – uma rede social muito popular fora do Brasil

Se Orkut é popular no Brasil, Facebook é mais popular ainda no mundo todo!

O sucesso do Facebook é tão grande que muitos empreendedores e novos negócios visam muito bem a publicidade por meio desta rede social.

O Facebook oferece recursos que o Orkut ainda não possui, como a possibilidade  de desenvolver e distribuir aplicações por meio da mesma (você pode usar a Facebook API para permitir que sua aplicação se utilize de dados do Facebook – obviamente, com a permissão do usuário final).

O único “ponto fraco” para o empreendedor brasileiro é que a base de usuários do Brasil no Facebook não é tão ampla quanto no Orkut, mas com certeza como “rede social – plataforma para negócios”, o Facebook está muito mais à frente, de tal forma que você não deveria perder o mesmo de vista.

A melhor forma de utilizar o Facebook em seu negócio é também como uma forma de divulgar o mesmo, seja falando diretamente com outros usuários, seja por meio da exposição de alguma aplicação sua lá.

Linkedin e Via6 – redes sociais fortemente aplicadas aos negócios

Tanto o Linkedin quanto o Via6 enxergaram uma oportunidade de negócios tão boa para as redes sociais que decidiram criá-las exclusivamente para ainteração entre profissionais interessados em discutir sobre suas profissões, experiências e negócios!

Em minha opinião ambos são excelentes e merecem sua atenção, principalmente se seu interesse for expandir sua networking, tanto procurando colegas de área, quanto procurando investidores, empregadores ou empregados.

A principal diferença é que o Linkedin é “a nível internacional”, dominando a língua inglesa, e o Via6 é brasileiro, dominando assim a língua portuguesa e focando-se no mercado brasileiro.

Ambas as redes sociais permitem a criação de grupos com interesses em comum, facilitando assim expandir sua networking bem como divulgar novos produtos e serviços.

Se estiver interessado em melhor aplicar estas redes sociais em seus negócios, preencha de forma completa e adequada todos os dados profissionais em seu perfil, inscreva-se em vários grupos de seu interesse e comece a interação – quanto mais você conversar, perguntar e responder, mais irá aprender e fortalecer sua rede.

As páginas do Via6 são bem indexadas pelo Google, entretanto, como “jogada de marketing”, usuários somente podem acessar o conteúdo após estarem devidamente cadastrados e “logados” no sistema, de tal forma que o usuário precisará fazer isso para acessar o conteúdo.

Acabou? Só isso?

Bem, na verdade não acabou. Há muitas outras redes sociais e cada uma delas oferecem vantagens e desvantagens diversas, entretanto aconselho-o a começar com um pequeno número de redes sociais a fim de melhor gerir sua participação nelas.

Então, que tal você agora criar perfis no Orkut, Twitter, Facebook, Linkedin e Via6, aplicar tudo o que aprendeu sobre como preparar seus negócios para as redes sociais e depois compartilhar conosco sua experiência? 😉

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber dicas sobre como ganhar dinheiro em seu e-mail e "de quebra" baixar o e-book "Manual do Investidor"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print