Trabalhos temporários – onde encontrar?

Quando vem chegando a época de final do ano centena de vagas para trabalhos temporários são oferecidos ao trabalhador que se encontra desempregado, em geral na área de vendas ou prestação de serviços.

Algumas empresas que adotam esse procedimento oferecem a oportunidade ao funcionário que mais se destacar dentro da tarefa que deverá desempenhar um contrato efetivo mesmo após a alta temporada e as festas de natal e réveillon, carnaval e páscoa. Mas onde encontrar trabalhos temporários? É o que veremos a seguir:

Definição de emprego temporário

De acordo com consortes de recursos humanos, o trabalho temporário caracteriza-se quando uma determinada empresa contrata um profissional por um determinado período de tempo, para suprir as demandas de pedidos que ela está tendo naquela época.

Porém, às vezes é possível o funcionário se sair muito bem na tarefa que está desempenhando e assim conseguir conquistar a vaga, tornando-se um profissional efetivo da empresa. Para as organizações empresariais esses períodos de trabalhos temporários também serve para que possam descobrir algum talento e adquiri-lo para a empresa.

Dicas para encontrar trabalhos temporários

De acordo com especialistas em recursos humanos a grande maioria das ocupações destinadas às pessoas que estão à procura de um trabalho temporário está concentrada nos empregos relacionados ao comércio e a prestação de serviços.

Existem segundo estimativas, cerca de setenta por cento de vagas temporárias disponíveis em períodos nos quais a demanda de trabalho aumenta muito nas fabricas e empresas, como por exemplo, nos finais de ano. Abaixo seguem alguns segmentos que costumam contratar trabalhadores temporários, para que a pessoa possa saber onde encontrar esse tipo de serviço.

Uma orientação básica que os especialistas na área de recursos humanos recomendam aos candidatos as vagas é que procurem sempre trabalhar em equipe e tentem aprender o máximo possível dentro das tarefas que lhes foram oferecidas. Além disso, o funcionário deve tentar se adequar ao máximo as normas e as regras da empresa procurando se integrar sobre a filosofia da instituição. Alguns setores que costumam contratar funcionários temporários são:

O setor de turismo geralmente costuma contratar estudantes universitários cujos cursos de graduação estão relacionados com área de turismo e entretenimento.

Para as pessoas que se encontram dentro do perfil e gostariam de concorrer às vagas temporárias, geralmente nos finais de ano, podem entrar em contato com as companhias do segmento de turismo, que começam a selecionar os candidatos quando vai chegando próximo à época de celebrações natalinas e do réveillon, que é o período no qual há mais demanda nesse setor.

Outra opção é procurar agências que selecionem candidatos nessa área. Os hotéis mais sofisticados costumam oferecer estágios para estudantes dos vários setores, como por exemplo, gastronomia ou então para recreadores que exige formação em educação física.

Além do comércio e do turismo outros setores que costumam contratar funcionários temporários são os de eventos e marketing. Por isso, quem se interessar por essas áreas deve ficar atento quando as vagas começarem a serem divulgadas.

Por Salete Dias

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber dicas sobre como ganhar dinheiro em seu e-mail e "de quebra" baixar o e-book "Manual do Investidor"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print