Terceira Idade: Um Nicho de Mercado

Terceira Idade: Um Nicho de Mercado

Público Pesquisado

É uma prática muito comum fazer pesquisas entre os diversos gêneros, as várias profissões e faixas etárias e os muitos estilos de vida das pessoas quando se quer lançar algum novo produto de consumo. Foi desse modo que o público da terceira idade foi descoberto como um nicho de mercado muito promissor e que  antes não  era explorado,mas que atualmente é um grupo onde há mais oferta de consumo dos vários serviços prestados pelos profissionais e pelas empresas.

Traçando um Perfil

Quando as pessoas entram na fase da terceira idade os que os grupos sociais supõem é que esses indivíduos já alcançaram uma situação financeira estabilizada que lhes permite adquirir bens de consumo em maior quantidade que as pessoas mais novas que estão começando agora suas vidas profissionais. Os profissionais da área de marketing  e propaganda que costumam realizar  pesquisas de mercado  e traçar um perfil do possível consumidor do produto que querem lançar, conseguiram identificar nas  pessoas da terceira idade, ou seja indivíduos na faixa etária acima dos sessenta anos, uma boa oportunidade de expandir seus negócios pois se certificaram que eles são um  público cujo poder aquisitivo vem crescendo cada vez mais.

Aliando-se a tudo isso, há o fato de que  os recursos da medicina moderna promovem a cura ou o controle para determinadas doenças antes incuráveis,  e por isso hoje em dia o número de pessoas que são idosas  mas estão ativas fisicamente e por conseguinte consumindo bens ou serviços é muito maior do que alguns anos atrás.

Produtos com o Perfil do Consumidor

Porém não basta somente identificar o público que está consumindo mais produtos no momento. È necessário que as empresas desenvolvam produtos ou serviços específicos para aquele determinado tipo de indivíduo. Por exemplo se os fabricantes  querem vender seus produtos para pessoas na faixa etária de sessenta anos de idade devem desenvolvê-los para que possam ser úteis para aqueles consumidores. Quando existe a preocupação de desenvolver produtos realmente  úteis para um determinado público, os empresários sempre conseguem fidelizar esses consumidores e a partir daí geram mais vendas e lucratividade para sua empresa.

As pessoas da terceira idade atualmente estão procurando locais para diversão, ou para fazer viagens turísticas por isso todo e qualquer negócio que vise o entretenimento desse público com certeza alcançará um bom rendimento para os seus gestores. Essa alteração da economia que proporciona às pessoas que normalmente já estão aposentadas, a possuírem uma renda financeira que lhes permita desfrutar de várias atividades condizentes com sua idade é com certeza uma das melhores consequências do desenvolvimento da economia na grande maioria dos países, e os empresários que estão sabendo tirar proveito dessa situação pois tiveram a percepção prévia  de identificar esse grupo como potenciais consumidores de seus produtos, estarão certamente sempre na frente de seus concorrentes que não tiveram essa mesma visão de mercado.

Por Salete Dias

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber dicas sobre como ganhar dinheiro em seu e-mail e "de quebra" baixar o e-book "Manual do Investidor"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print