Dia 10 de novembro de 2008, 17:20. Estou aqui, sentado em uma das salas-teatro da PUC Minas, assistindo a mais uma palestra, desta vez uma palestra internacional sobre uso de atores virtuais e storytelling em jogos.
O Simpósio Brasileiro de Jogos Eletrônicos e Entretenimento Digital atingiu mais um recorde: se bem ouvi, foram mais de 600 inscritos nesta edição!
Um bom número de papers e posters estão se apresentando aqui e há tutoriais nas mais diversas áreas, desde modelagem 3D e programação (tradicionais por aqui já) até na área de game design.
Uma das coisas que me impressionou foi o fato de que o número de pessoas que já trabalham (recebendo $$$ por isso) com jogos cresceu bastante: a quantidade de estudantes e de profissionais da área aqui é muito grande. Isso demonstra o quanto esta área vem amadurecendo.
Outro ponto a se observar é o fato de que nesta edição estão presentes pessoas das mais diversas áreas: programação, modelagem 3D, game design, produção, edição sonora, etc.
A próxima palestra abordará uma experiência sobre investir em uma empresa brasileira desenvolvedora de jogos e com certeza eu não vou perder.
Só a título de curiosidade: há um bocado de pessoas apresentando os mais diversos posters e papers aqui e a participação de membros (ou não O_o) da PDJ está maior – até o Edmar Souza Jr. (SuperSayajin) está aqui, apresentando um technical poster sobre um projeto no qual ele esteve envolvido, o jogo RPGEdu.
A participação nordestina aumentou, principalmente a sergipana – eu, Fábio e Eduardo estamos aqui. 😀
Ah, por falar nisso, há três technical posters e um full paper que leva meu nome nesta edição (se é que eu já não falei sobre isso antes XD ).
Em breve, mais novidades!