Sopa ajuda a emagrecer?

Na ânsia de perder alguns quilos a mais muitas pessoas começam a experimentar vários tipos de dietas, que às vezes parecem até milagrosas por tanta facilidade  preconizada para  fazer os indivíduos emagrecerem e chegarem ao seu peso ideal. No entanto, muitas delas, não são muito aconselháveis pois restringem determinados tipos de nutrientes que são essenciais para o bom funcionamento do organismo humano. Porém existe uma dieta que muitos ainda tem dúvida sobre sua eficácia: é a dieta da sopa. Será que esta dieta ajuda realmente a emagrecer? É o que discutiremos a seguir:

Considerações gerais sobre a sopa

Segundo especialistas em nutrição e nutrologia a sopa pode auxiliar no processo de emagrecimento corporal desde que seja feita com os ingredientes adequados, pois não adianta nada fazer uma sopa  com muitos carboidratos pois esta refeição ficará muito calórica, provocando o efeito inverso, ou seja,  a pessoa ganhará mais peso. As sopas para surtirem o efeito desejado devem ser nutritivas com ingredientes pouco calóricos. Normalmente são feitas de legumes e consumidas no jantar. Algumas pessoas optam por bater a sopa no liquidificador com a intenção de obter uma pasta que confere mais saciedade ao organismo, no entanto ela pode ser consumida da forma que a pessoa desejar.

Quando os ingredientes das sopas não são processados, os pedaços dos alimentos são digeridos mais rapidamente pela ação dos ácidos graxos. Uma outra dúvida bem frequente  dos consumidores de sopa é se ao longo do dia eles podem ingerir água normalmente, ou se existe algum tipo de restrição. De acordo com os especialistas, a ingestão de água durante o dia deve ser normal, uma vez que ela  apresenta a propriedade de eliminar outros líquidos que porventura estejam no organismo. O ideal é ingerir até dois litros diariamente, que podem ser acompanhados por chás brancos ou verdes para potencializar a perda de peso.

Cuidados com a dieta da sopa

Apesar de ter um efeito emagrecedor comprovado, a dieta da sopa deve ser feita observando alguns cuidados. Por exemplo, de acordo com especialistas na área esta dieta só deve ser realizada de cinco até sete dias. Se a pessoa não estiver satisfeita com o resultado e quiser perder mais peso, só deve repetir a dieta após um período de trinta dias pelo menos. Embora os ingredientes da sopa sejam adequados para fortalecer o sistema imunológico das pessoas, uma dieta deste tipo por muito tempo não é aconselhável. Para os indivíduos que desejam aumentar o efeito emagrecedor das sopas, os profissionais aconselham que eles consumam suplementos vitamínicos ou então iogurtes sem adição de açúcar.

É sempre bom lembrar que a perda de peso corporal depende do metabolismo de cada indivíduo, por isso o que é efetivo para uns pode não ser eficiente para outras pessoas. Outro ponto importante que deve ser sempre lembrado é que a dieta da sopa por si só não vai conseguir potencializar a perda de peso, para que isso ocorra a pessoa deve conjugar exercidos físicos supervisionados por um profissional da área de educação física, para que desse modo, consigam emagrecer com saúde e sem prejuízo ao seu organismo.

Considerações gerais

Os especialistas advertem que  a dieta da sopa para trazer bons resultados deve conter ingredientes dos vários grupos alimentares para  que a refeição fique realmente balanceada. Se a pessoa for optar por colocar uma carne na sopa, deve escolher sempre uma carne magra, não esquecendo do caldo que deve ser desengordurado. Como exemplo de alguns ingredientes que um sopa de dieta deve conter estão: Beterrabas, mandioquinhas, brócolis, alhos, cebola, chuchu, cenoura, vagem, tomate, alho-poró, salsinha entre outros. Vale ressaltar que todo tipo de dieta deve ser feita sob o acompanhamento de um profissional da área de nutrição e nutrologia e nunca fazer regimes alimentares por conta própria, pois deste modo a pessoa corre  o risco de ao invés de emagrecer de maneira saudável, acabar ficando com o organismo fraco pela não ingestão dos nutrientes necessários ao bom funcionamento do corpo humano.

A consulta a um profissional especializado é fundamental para quem está na  batalha contra o excesso de peso e deseja emagrecer. Deve-se levar em conta que o metabolismo corporal varia em cada pessoa e que por isso uns emagrecem mais rápido e outros mais lentamente.

Por Salete Dias