Há aqueles que acreditam que a adoção do vegetarianismo seja a solução para a maior parte dos problemas alimentares.
Vale salientar que, como toda e qualquer outra decisão a ser tomada, a escolha pela dieta alimentar regida por vegetais apresenta seus prós e contras.
Vejamos agora alguns dos principais aspectos positivos e negativos da adoção dessa dieta:
Aspectos positivos
_ O vegetarianismo associa-se à diminuição de algumas patologias crônicas ( diabetes mellitus, osteoporose, hipertensão arterial, doença isquêmica do coração, doença diverticular, acidente cardiovascular cerebral e alguns tipos de câncer ) entre seus seguidores.
_ A ingestão e absorção de colesterol são relativamente menores em indivíduos vegetarianos, o que confere certa proteção contra doenças cardiovasculares.
_ O consumo de frutos oleaginosos (especialmente nozes) caracteriza-se pela diminuição do nível de colesterol plasmático. Conseqüentemente, a ingestão desses frutos diminui significativamente o risco de infarto no miocárdio.
_ O baixo consumo de álcool e cafeína e a abstinência do tabagismo constituem importantes fatores de contribuição para a densidade óssea.
Aspectos negativos
_ Quanto maior a diversificação dos alimentos, maior a quantidade de nutrientes fornecidos ao nosso organismo.
_ A vitamina B12(Cobalamina) atua no desenvolvimento das células vermelhas sangüíneas, só é encontrada em alimentos de origem animal; os indivíduos vegetarianos devem apresentar carências relacionadas a essa vitamina.
_ A deficiência do ferro é duas vezes mais freqüente em vegetarianos quando comparada a onívoros.
_ A vitamina B6(Piridoxina) apresenta maior disponibilidade em alimentos de origem animal.
_ A proteína (mais abundante em alimentos de origem animal) constitui o principal nutriente no processo do crescimento.
Agora fica a seu critério melhor avaliar se quer aderir ou não ao vegetarianismo. Até mais!