Relação entre a Cárie Dentária e Alimentação
Vários estudos científicos sobre a cárie dentária foram realizados e o s pesquisadores chegaram a uma conclusão: A cárie está relacionada diretamente à alimentação que é consumida pelo indivíduo, principalmente quando ele ingere grande quantidade carboidratos refinados.
Como se Forma a Cárie Dentária
De acordo com profissionais especializados em odontologia a cárie dentária é uma alteração que ocorre em decorrência do desequilíbrio na cavidade oral, e se caracteriza por ser uma enfermidade destrutiva e infecciosa que fica localizada exatamente nos tecidos calcificados dos dentes e que depende da sacarose para se desenvolver. Para que esse problema ocorra é necessário uma dieta que provoque a cárie e que interaja com os agentes patogênicos que estão presentes na boca.
Os especialistas informam que a cárie dentária está relacionada diretamente à alimentação consumida pelo indivíduo e mais especificamente a grande quantidade de carboidratos refinados presentes nas refeições das pessoas, principalmente a sacarose que é considerado como o dissacarídeo que mais provoca cárie , e que está mais presente na dieta alimentar das famílias de quase o mundo inteiro.
Dados Estatísticos da Ocorrência de Cárie Dentária
Segundo dados coletados pelo Ministério da Saúde (relativos ao ano de 2008) sobre a situação da dentição do povo brasileiro, foi constatado que nas crianças entre dezoito e trinta e seis meses de vida havia pelo menos um dente cariado. Esse percentual aumentava para sessenta por cento em crianças na faixa etária de cinco anos de idade. Como o aumento da idade os índices médios tendem também a aumentar, sendo que aos doze anos a média de cáries é em torno de 4,7, nos jovens fica em torno de 8,1 , nos adultos há um aumento para 24,1 e nas pessoas idosas o índice médio fica em torno de 37,5.
Os primeiros alimentos que eram consumidos pelos seres humanos demonstram que havia um índice baixo dos problemas de cáries nos dentes. Com a introdução de grãos de cereais e açúcares na alimentação das pessoas, demonstrando que ocorreu uma mudança no padrão alimentar da população em geral que diante de um mundo moderno viu-se obrigada a consumir mais alimentos industrializados, ocorreu com certeza um aumento significativo do problema da cárie dentária na população em virtude do consumo exagerado de produtos comercializados em vários locais como padarias e lanchonetes, que apresentavam na sua composição uma grande quantidade de açúcar.
Processo Cariogênico
Os profissionais informam que o processo de produção de cárie também conhecido como cariogênico se inicia quando há a produção de ácidos quando a placa dentária da pessoa é ocupada pelo produto que e resultante do metabolismo das bactérias.Após esse processo outro os sucede que é descalcificação da superfície que só termina quando o tamponamento da saliva da pessoa consegue aumentar o PH a um nível superior ao cítrico.
Depois disso a placa combinada com o cálcio termina se endurecendo e formam o cálculo ou o tártaro que tem a propriedade de irritar também a gengiva do indivíduo.
Alimentos e Substâncias que Podem ou Não Causar Cáries
Alimentos Cariogênicos : Esses tipos de alimentos são os ricos em carboidratos principalmente os refinados que são os doces e os açúcares muito consumidos por crianças e jovens ou por pessoas com compulsão alimentar por doce, no caso de pessoas com sintomas de ansiedade, angústia ou depressão por exemplo.
Alimentos Cariostáticos : São os recomendados pelos especialistas pois não contribuem para a formação da cárie dentaria. Entre eles estão:Ovos, carnes frango e peixes que são alimentos à base de proteínas e os que são ricos em gorduras também contribuem para a não formação da cárie pela película oleosa que forma na dentição da pessoa.
Ingestão de Água: O consumo de água além de ser essencial para manter o equilíbrio do organismo humano através de suas funções vitais,sua ingestão também contribui para a limpeza da arcada dentária dos indivíduos evitando com isso o problema de cárie.
Ingestão de Alimentos à base de Fibras. A ingestão das fibras é recomendada por vários especialistas em nutrição para manter o sistema digestivo em equilíbrio. Sua contribuição para uma boa dentição livre do problema da cárie é fundamental pois elas tem a propriedade de limpar e irrigar os dentes dos indivíduos que a incluem em sua dieta alimentar.
Por Salete Dias