Principais alimentos funcionais

A qualidade da alimentação é um fator de extrema importância para a manutenção de um organismo humano saudável e para prevenção de possíveis enfermidades. Dentro da nutrição humana existem alguns principais alimentos que são considerados como funcionais, ou seja, que contém nutrientes que são responsáveis pelos vários benéficos que proporcionam à saúde dos seres humanos.

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) define os alimentos funcionais como sendo aqueles que apresentam propriedades benéficas para a saúde, assim como também apresentam nutrientes indispensáveis a manutenção de um corpo saudável. Esses alimentos têm influência também no metabolismo e no fisiologismo do organismo com o objetivo de proporcionar uma melhora na saúde geral dos indivíduos.

Principais benefícios dos alimentos funcionais

De acordo com profissionais especializados na área de nutrição e nutrologia humana, os alimentos funcionais apresentam uma série de benefícios para o organismo dos seres humanos, entre alguns podemos citar: a ação antioxidante que está intimamente relacionada à diminuição do perigo do surgimento de várias patologias que seriam originadas dos radicais livres.

Outra função benéfica seria uma atuação importante no que diz respeito tanto a prevenção quanto ao controle de alguns tipos de enfermidades, como por exemplo, o aumento dos níveis de colesterol no organismo do indivíduo. Veremos agora alguns desses principais alimentos funcionais e sua atuação no corpo humano. Vale ressaltar que seus benefícios não ocorrem isoladamente, pelo contrário, devem atuar em conjunto com uma dieta balanceada que atenda às necessidades de cada pessoa.

Soja- A soja possui como substância bioativa, as isoflavonas que com um consumo diário de cerca de vinte e cinco gramas de sua proteína é necessário para ajudar a reduzir os níveis altos de colesterol no organismo humano, desde que a sua ingestão seja frequente e associada a hábitos de vida saudáveis. Além disso, de acordo com especialistas, a soja provoca redução do risco do aparecimento de problemas cardíacos e vasculares, reduz o mau colesterol LDL, e aumenta o chamado colesterol bom o HDL.

Aveia- tendo como Beta-D-Glucan que é uma espécie de fibra alimentar, como substância bioativa, a aveia tem como principal propriedade ajudar da diminuição do processo de absorção do colesterol pelo organismo humano. Como todos os outros alimentos, o consumo de aveia deve ser feito em conjunto com uma alimentação balanceada para que surta os efeitos desejados. Por ser um tipo de fibra solúvel em meio líquido, além de atuar na redução do colesterol parece ter um papel importante na redução de glicose em pacientes portadores de diabetes, além de ter um efeito de proteção no surgimento de tumores cancerígenos no cólon.

Peixes de água profunda- Os peixes que habitam as águas profundas dos mares com o salmão, por exemplo, possuem como substância bioativa o ácido graxo ômega 3 que quando consumido com frequência contribui para a manutenção dos níveis de triglicerídeos dentro de um parâmetro de normalidade, desde que combinados com uma alimentação balanceada e com um estilo de vida que inclua hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos, por exemplo.

Segundo os especialistas, o ácido graxo ômega 3 é um tipo de gordura que é parte das membranas celulares, contribuindo além da redução dos níveis de triglicérides, para a diminuição do perigo da pessoa contrair enfermidades cardíacas e vasculares. Os especialistas ressaltam também que o ômega 3 está sendo alvo de pesquisas científicas para descobrir qual sua possível relação com as enfermidades inflamatórias e se poderia vir a atuar em caráter preventivo. Outros estudos também apontam sua importância para as gestantes, pois contribuem para o desenvolvimento normal da visão e do cérebro do feto humano.

Considerações finais

Existem outros alimentos funcionais com as hortaliças, por exemplo, que possuem como substância bioativa a luteína, que é um elemento que possui ação antioxidante e consegue proteger o organismo dos seres humanos contra os malefícios dos radicais livres.

O consumo dos alimentos funcionais é indicado para a manutenção da saúde orgânica das pessoas e sua ingestão pode ser combinada com uma nutrição baseada no consumo de legumes, frutas, fibras e cereais. Porém é sempre bom lembrar que os profissionais da área de nutrição são os mais capacitados para orientar as pessoas no consumo desses alimentos tão importantes para a saúde.

Por Salete Dias