Olá, pessoal, boa noite!
Aqui estamos nós, mais uma vez, para mais uma discussão acerca de Nutrição e nossa saúde. 🙂
Desta vez, nosso objetivo é analisar com calma como deve ser o planejamento alimentar para alguém que queira combater o colesterol (ruim) alto.
Para quem não lembra, nós iniciamos discussão sobre o problema do colesterol há algum tempo atrás e, depois, nós discutimos sobre as gorduras trans e como elas agravam o problema.
Desta vez, vamos focar mais um pouco em como deve ser a refeição de alguém que queira evitar problemas com colesterol ruim alto, bem como daqueles que já possuem o problema e agora buscam a solução:
- Evite as gorduras trans. Como já vimos anteriormente, estas são uma das maiores vilãs no combate ao colesterol ruim, já que elas aumentam os índices de colesterol ruim ao mesmo tempo que reduzem os índices de colesterol bom. E quando falamos de evitar gorduras trans, falamos de biscoitos recheados, salgadinhos e doces industrializados (ou preparados com gordura hidrogenada), chocolates, margarina, pratos prontos congelados, etc.
- Controle a digestão de carnes vermelhas, preferindo peixes;
- Troque o óleo usado por aqueles de gorduras monoinsaturadas, como o azeite de oliva e o óleo de canola;
- Adote o hábito de comer mais produtos de origem vegeral:
- Inicie seu almoço por uma salada, por exemplo;
- Insira frutas (e suco de frutas) no café da manhã. Algumas frutas indicadas são abacate, uva, ameixa preta, amora e damasco;
- Ingira frutas no jantar ou antes de dormir (por ser uma refeição leve, será benéfico também a fim de evitar problemas de insônia – falarei sobre esta outro dia 🙂 );
- Busque uma dieta rica em fibras.
Referências Bibliográficas
Se você estiver interessado no assunto e quiser prolongar seus estudos no mesmo, além de nossos artigos anteriores (já apresentados no próprio texto do artigo), indicamos também os seguintes sites:
EZINE ARTICLES, Suggestions For Making a Diet For Lowering Cholesterol
HOSPITAL DO CORAÇÃO, Planejamento Alimentar
PORTAL CURIOSIDADE, Colesterol alto: o que comer para evitar esse mal?