Se você sofre com “muitos quilinhos a mais”, deve saber que combater a obesidade não é tão fácil quanto muitos podem pensar. Saber como perder peso é somente uma pequena parte da solução: pôr em prática e persistir em busca de resultados é todo o restante da solução.
Além disso, falar somente de redução da alimentação, aplicação de dietas e outras coisas bastante populares não ajudará, pois este é um problema que envolve vários fatores da vida da pessoa, desde a necessidade de informação sobre o problema, até uma mudança de postura quanto à realização de atividades físicas.
Nós do Nutrição em Foco já iniciamos esta jornada quando trouxemos até você um artigo sobre como perder peso com saúde, além de alguns artigos sobre a obesidade. Agora, queremos ir um pouco mais além e apresentar alguns passos (ou dicas, se preferir) que qualquer um pode seguir e, assim, combater a obesidade.
Dica #1: Para combater a obesidade, comece conhecendo o problema
O primeiro passo no combate à obesidade é você compreender essa doença, saber como você a adquiriu, quais os riscos que está enfrentando e quais as opções de tratamento. Lembre-se: aquilo que não conhecemos, tememos.
Sendo assim, procure informações sobre a obesidade junto ao seu nutricionista, órgãos de saúde, livros, revistas e sites, como este. Quanto mais você aprender sobre a obesidade, mais estará atento aos riscos que a mesma lhe traz, bem como mais estará apto a combatê-la.
Sabendo que você iria precisar informar-se mais sobre o assunto, já selecionamos aqui alguns dos artigos que escrevemos sobre o assunto, veja:
- Os riscos da obesidade – parte 1;
- Os riscos da obesidade – parte 2;
- Os riscos da obesidade infantil.
A fim de melhor ajudá-lo, estamos criando hoje a categoria Obesidade aqui no Nutrição em Foco fm de reunir todos os artigos relacionados com esse assunto. 😉
Dica #2: A reeducação alimentar a fim de mudar o seu comportamento alimentar
Uma vez que você esteja ciente sobre o tipo de problema que está enfrentando, começamos realmente o combate e é aqui, por meio da reeducação alimentar, que a área de Nutrição apresenta toda a sua força a fim de ajudar-nos.
A reeducação alimentar é uma poderosa aliada, pois em vez de iludir-nos com promessas equivocadas como a maioria das “dietas para perder peso rápido” fazem, ela ensina-nos que se mudarmos nossos hábitos nutricionais, poderemos ter uma vida com mais qualidade e cheia de saúde!
Para que a reeducação alimentar seja efetiva, é necessário seguir três princípios básicos existentes na mesma:
- Conheça o que está comendo, aprenda sobre os alimentos;
- Escolha os alimentos que farão parte de sua nova dieta alimentar de acordo com suas necessidades nutricionais, evitando aqueles que podem prejudicar sua saúde;
- Preocupe-se sempre em melhorar seus hábitos alimentares.
Você pode começar seu processo de reeducação alimentar aqui mesmo, em nosso blog, pois apresentamos informações sobre vários nutrientes e alimentos, informações estas que são muito relevantes para quem precisa reavaliar a forma como se alimenta e buscar mudanças na mesma.
De forma geral e resumida, algumas das observações que podemos fazer-lhe são:
- Evite os alimentos mais calóricos, tais como frituras (como os fast foods) e guloseimas – eles são um perigo para a sua dieta alimentar!
- Opte por frutas, verduras e legumes – são ricas em vitaminas, minerais e fibras alimentares, essenciais na alimentação de quem procura controlar e/ou perder peso;
- Evite “dietas da moda” – elas não lhe ensinam realmente a importância de cada nutriente em seu corpo bem como não lhe orientam para que mantenha uma dieta alimentar constantemente atualizada, algo essencial na reeducação alimentar;
- Alie a prática de atividades físicas, potencializando assim os benefícios do emprego de uma alimentação saudável.
Dica #3: A prática de atividades físicas também é fundamental!
Redução da massa corporal, tonificação dos músculos, melhor delineamento do corpo, melhorias nos sistemas cardiovascular, respiratório, nervoso e digestivo, desenvolvimento de novos hábitos sociais e aumento da longevidade do praticante de exercícios. Está boa esta lista ou precisa que nós citemos outras vantagens para você começar hoje mesmo a praticar alguma atividade física?
Não está satisfeito? Quer saber mais sobre como o “fim do sedentarismo” pode ajudá-lo a combater a obesidade e perder peso com saúde? Bem, além da lista anterior de benefícios, podemos destacar:
- Melhora o controle sobre a sensação de fome;
- Permite o consumo de reservas energéticas existentes em nosso organismo, como as gorduras;
- Ajuda a potencializar o efeito da boa escolha alimentar, uma vez que a prática de exercícios leva a um melhor metabolismo dos alimentos.
A lista de vantagens com certeza é bem maior, mas acreditamos que já é suficiente para que possamos lhe perguntar: e então, que tal aquela corridinha ou caminhada ainda hoje? 😉
Dica #4: Busque a assistência de um profissional
Lembre-se que, por mais que você tenha lido e aprendido sobre a obesidade e como combatê-la, a ajuda de um nutricionista pode ser indispensável, principalmente naqueles casos em que a pessoa não consegue, sozinha, reduzir seu peso de forma saudável.
Sendo assim, programe uma visita ao nutricionista de sua escolha e converse com ele sobre seus hábitos alimentares, seus esportes, hobbies e seu interesse em acabar de uma vez por toda com a obesidade. O nutricionista poderá, então, estudar seu comportamento alimentar e, com sua ajuda, traçar qual deverá ser o melhor cardápio a adotar, que atividades físicas podem lhe ajudar, etc.
Dica #5: Algumas práticas para ajudá-lo a evitar a compulsão por alimentos
Aqui vai mais uma dica: se você come muito quando está nervoso, em festas ou seja lá por qual motivo for, você precisa controlar esse “apetite insaciável”. Baseado nas dicas apresentadas pelo site Anatomia e Fisiologia Humanas, selecionamos algumas e apresentamos agora a você:
- Faça um diário alimentar, tomando notal de tudo o que você come e em que quantidade;
- Obedeça ao horário das refeições, lembrando que devem ser cinco ou seis refeições, em que cada uma delas você irá comer um pouco, sem exageros!
- Evite comer enquanto lê, usa o computador ou assiste televisão – distrações podem levá-lo a comer mais do que o necessário;
- Coma devagar, saboreie o alimento sem pressa;
- Evite comprar guloseimas – quanto mais você comprar, mais rapidamente você comerá todas elas!
____________________________________________________________________
Pronto, agora é com você, sua batalha, sua vida: é hora de combater a obesidade, e agora é muito mais fácil, já que você já aprendeu como perder peso com saúde. 🙂