A obesidade pode ser determinada por fatores genéticos, compulsividade alimentar, depressão, sedentarismo entre outros. O que se associa a todos estes fatores são os maus hábitos alimentares, pode-se observar que nos casos de obesidade a alimentação errada é fator determinante.
Alguns alimentos que estão entre os preferidos da maioria dos adolescentes contribuem para a doença, são eles:
Refrigerantes – A bebida consumida muitas vezes em excesso pelos adolescentes, possuem elevadas calorias. Mesmo os lights que apresentam baixas calorias contém elevado teor de sódio que em excesso pode causar retenção de líquido e outras doenças. Além disso, quando consumida durante a refeição, os gases presentes na bebida dilatam o estômago e atrapalham o processo de digestão, fazendo com que a sensação de fome reapareça para o indivíduo em pouco tempo, o que consequentemente acarretará em um consumo maior de alimentos para saciar a fome.
Biscoitos recheados – Os biscoitos recheados contém elevados teores de gordura. A maioria deles contêm grandes quantidades de gordura saturada e trans que prejudicam a saúde, essa gordura associa-se ao surgimento de doenças do coração e ao aumento do colesterol ruim no sangue. Mesmo os biscoitos que são insentos de gordura trans apresentam elevadas calorias.
Embutidos – Os presuntos, salames, salsichas, linguiças, mortadela são alimentos que apresentam baixo conteúdo nutricional. São pobre em fibras, vitaminas e minerais além de possuírem elevado teor de gordura saturada, colesterol e sal. Os conservantes e aditivos utilizados nesses produtos podem ocasionar câncer enquanto que a gordura presente neles contribuem para doenças coronarianas e hipertensão.
Carboidratos em excesso – As massas, pães, pizzas, lazanhas em excesso pode ser um grande perigo. A maior fonte de energia do nosso corpo obtemos nos carboidratos, portanto deve-se dá preferência aos carboidratos integrais que contém fibras. Elas auxiliam nos processos digestivos e garatem uma sensação de saciedade. Arroz e pão integrais, aveia, granola são ótimas opções. As frutas são consideradas carboidratos simples e também deve estar presente na dieta. Os carboidratos não podem estar ausentes em uma alimentação saudável porém o seu excesso contribui para a obesidade e o surgimento de doenças.
Açúcares e doces – A vontade irresistível de comer um docinho é comum em qualquer idade. Eles são permitidos desde que sejam consumidos de vez em quando, sem cometer excessos. Além do aumento do peso, o excesso de doces pode ocasionar problemas digestivos como diarréia por exemplo.
Frituras – Os alimentos que levam óleo em sua preparação devem ser evitados. O óleo quando aquecido por tempo prolongado tem suas propriedades alteradas e consequente altera as características do alimento também. O aquecimento prolongado do óleo e sua reutilização, que é o que acontece com as frituras que se come na rua por exemplo, pode ocasionar envelhecimento precoce, irritação na mucosa gástrica e conjutiva, aumento de doenças cardiovasculares e contribui significativamente para o acúmulo de gordura corporal.
Estes são alguns hábitos alimentares que contribuem para o aumento da obesidade. Durante a infância e a adolescência a adoção de hábitos alimentares saudáveis são essenciais para a manutenção da saúde durante toda a vida.