Fitoquímicos presentes nos alimentos

Vocês sabem o que são fitoquímicos e como eles podem estar presentes nos alimentos que os seres humanos consomem diariamente? Se não conhecem este tipo de alimentação, aqui esta uma boa oportunidade para conhecer como estas substâncias são importantes para o organismo das pessoas.

Fitoquímicos como base da alimentação humana

De acordo com especialistas e pesquisadores da área de nutrição e nutrologia existe um novo grupo de alimentos compostos que foram identificados  nos vegetais e nas frutas sendo chamados de fitoquímicos que  através de sua presença pode tornar o alimento funcional, que é aquele que promove a saúde e está relacionado com a diminuição do perigo de determinados tipos de enfermidades que atacam os indivíduos. No entanto, os fitoquímicos não são considerados nutrientes, pois a vida dos seres humanos não dependem exclusivamente deles.

Na verdade, estudos científicos vem sendo realizados para mensurar como os fitoquímicos atuam no organismo humano, pois existem variados mecanismos de atuação, como por  exemplo uns podem atuar como inibidores de enzimas, enquanto outros podem agir como  antioxidantes no corpo das pessoas. Porém vale ressaltar que o papel desempenhado pelos fitoquímicos é de vital importância para auxiliar na promoção da saúde do organismo, prevenindo possíveis patologias e servindo de apoio ao sistema de defesa do corpo.

Vejamos agora quais os principais fitoquímicos e como eles atuam no nosso organismo:

  • Isoflavonas: Encontradas nos grãos de ervilha e soja, as isoflavonas podem reduzir a incidência de tumores malignos que estejam relacionados a produção hormonal, já que são parecidas com o estrogênio que é um hormônio feminino. Segundo estudos científicos, as isoflavonas se mostraram eficazes na diminuição do risco dos tumores de ovário, mama, próstata e também agiram como substâncias protetoras da osteoporose. Outra importante contribuição desse fitoquímico para o organismo humano é que no caso das sojas que são fontes de isoflavonas elas são convertidas em fitoestrógenos no trato intestinal, reduzindo o mal colesterol o LDL, causador de infartos nos seres humanos.
  • Compostos Sulfurosos:  Alguns vegetais contêm sulfitos e servem com inibidores do crescimento das bactérias no organismo, são eles: a cebola, o alho, a cebolinha, o alho-poró entre outros. Estudos científicos realizados em alguns países revelaram que o consumo regular do alho pode diminuir a pressão arterial, aumentando a imunidade do organismo humano. Vale ressaltar que esta hipótese ainda está sendo passível de pesquisas cientificas.
  • Isocianatos e Indoles: Apesar do mome pouco comum os isocianatos e indoles, são substâncias bem conhecidas da população pois estão presentes na couve-flor, brócolis, agrião, repolho, rabanete, nabo entre outros. Eles possuem propriedades antioxidantes e conseguem inibir que o DNA humano seja danificado, que serve como causa para o surgimento de alguns tipos de tumores cancerosos.
  • Clorofila: Mais conhecida pela maioria da população, a clorofila, como muitos já sabem tem  a propriedade de conferir a cor verde aos vegetais, além de conseguir estimular a síntese das hemácias , protegendo o organismo humano contra os tumores malignos.

Principais atuações dos fitoquímicos no organismo humano

Segundo pesquisadores na área de nutrição e nutrologia as principais atuações dos fitoquímicos no organismo dos deres humanos são: eles ajudam na proteção das células do corpo contra os radicais livres; auxiliam a aumentar os níveis do colesterol HDL ou o bom colesterol e a diminuir os níveis de LDL ou mal colesterol; ajuda na síntese de enzimas com propriedades anticancerígenas; conseguem neutralizar os elementos tóxicos ao corpo humano; além de inibirem a formação de coágulos e inflamações causadas por microorganismos.

Descoberta dos fitoquímicos

Segundo relatos de pesquisadores, os fitoquímicos  foram descobertos nos anos 80 nos Estados Unidos e a partir desta época vem sendo estudados por vários cientistas de diversos outros países. Os alimentos de origens vegetais que são compostos por minerais, vitaminas e pelos fitoquímicos, já revelaram seu potencial de conferir benefícios à saúde dos seres humanos.

Os alimentos que contém os fitoquímicos são denominados de alimentos funcionais e são de extrema importância no combate as várias enfermidades que podem afetar o organismo. Os pesquisadores revelam que o segredo dos fitoquímicos está na sua propriedade antioxidante, que faz com que ele consiga eliminar algumas moléculas anormais, os radicais livres,  que são formadas quando o individuo se expõe em demasia à luz solar. E como estes radicais estão relacionados com o processo de envelhecimento nos seres humanos, além de estarem envolvidos no aparecimento das enfermidades degenerativas os alimentos ricos em  fitoquímicos passaram a ser de grande importância para o consumo dos seres humanos.

Por Salete Dias