Chá Verde Emagrece?

As pessoas de uma maneira geral sempre ouvem falar que chá verde é bom para emagrecer. Mas será que realmente o chá verde emagrece? Analisaremos esse tema a seguir.

Pesquisa sobre emagrecimento com chá verde

Uma pesquisa realizada por cientistas norte-americanos fez o acompanhamento de dois grupos de pessoas com problemas de obesidade, sendo que  todos os participantes foram submetidos a uma dieta de baixa calorias. No primeiro grupo os participantes ingeriram até oito xícaras de chá verde diariamente, enquanto que as pessoas do outro grupo não beberam o chá.

O resultado desse estudo científico foi que  os que tomaram chá vede tiveram uma redução de cerca de 4% de gordura de seu peso corporal em comparação ao outro grupo. Os pesquisadores concluíram então que o chá verde tem a propriedade de acelerar o metabolismo no organismo dos indivíduos, desintoxicando e favorecendo o processo digestivo, e também possui uma ação lipolítica ou de quebra de gordura.

Propriedades do Chá Verde

De acordo com especialista o chá verde emagrece se a pessoa ingerir no mínimo cinco xícaras  por dia combinando com uma dieta alimentar elaborada por um profissional especializado em nutrição. O chá verde é extraído de uma planta chamada Camellia Sinensis que possui em sua composição uma grande concentração de antioxidantes que são substâncias que agem combatendo as rugas faciais precoces, portanto o chá verde também pode ser utilizado para a pele das pessoas na manutenção de sua juventude.

Um outro estudo científico dessa vez realizado no Japão revelou que a Camellia Sinensis também age com eficácia na prevenção das enfermidades cardíacas, em virtude de sua atuação reforçando as paredes arteriais, impedindo o armazenamento de gordura nos vasos sanguíneos e reduzindo os níveis altos do colesterol ruim ou LDL.

Como Preparar o Chá Verde

Segundo especialistas  o preparo do chá verde é bem simples, porém é necessário alguns cuidados para que sejam preservados os princípios ativos da planta Camellia Sinensis. Para que isso aconteça é necessário colocar um litro de água para ferver e antes de começar a ebulição ou seja quando aparecerem as primeiras bolhas o fogo deve ser apagado. Depois disso o  a planta deve ser acrescentada na porção de duas colheres de sopa, abafando por três minutos.

Após esse tempo o líquido deve ser coado e depois ingerido. Para os que não estão acostumados ou não gostam do sabor amargo do chá verde uma sugestão é combiná-lo com outros  plantas como por exemplo a erva-doce, hortelã, ou erva cidreira, ou então com uma  maçã seca ou cascas de frutas como manga ou abacaxi para atenuar o paladar amargo do chá.

Os especialistas informam que esses alimentos não interferem nas propriedades terapêuticas da planta e ensinam que devem ser feitos da seguinte maneira: Para cada um litro de água fervido deve ser adicionado um punhado de folhas de erva cidreira ou um pedaço da casca da manga ou abacaxi. Depois é só acrescentar o chá verde, abafando por três minutos e coando  a seguir para depois ingerir o líquido.

Orientações Gerais Sobre a Ingestão do Chá Verde

Os especialistas em fitoterapia informam que o chá verde não deve ser ingerido por pessoas que tenham sensibilidade à cafeína que está presente na constituição da erva. Além disso mulheres grávidas, ou indivíduos portadores de gastrite ou hipertensão também devem evitar o consumo do chá verde. Para que o chá verde surta o efeito emagrecedor desejado é necessário ingerir até seis xícaras por dia de preferência em jejum antes do café da manhã e com  a temperatura do chá morna.

Porém nas outras refeições do dia pode ser bebido trinta minutos antes ou até duas horas depois da alimentação. Se a pessoa desejar adoçar o chá verde  deve usar uma colher de chá de mel ou o adoçante natural estévia. Os especialistas ressaltam que o chá verde em saquinho tem um efeito menor e as cápsulas da planta costuma ter uma  quantidade muito alta do principio ativo da erva devendo ser consumida somente se houver indicação de algum especialista da área de nutrição ou endocrinologia.

O ideal é consumir o chá verde logo depois que fica pronto, porém ele preserva suas propriedades até um dia depois de seu preparo se acondicionado em uma jarra de vidro ou garrafa térmica dentro de uma geladeira.

Por Salete Dias