Benefícios das hortas caseiras

Manter uma alimentação saudável, torna-se cada dia mais difícil mediante o aumento da disponibilidade de alimentos industrializados bem como o marketing em torno dos restaurantes fast food. Até mesmo para aqueles indivíduos que tentam se alimentar de forma saudável, algumas dificuldades no meio do caminho são encontradas, pois mesmo escolhendo os alimentos corretos para uma dieta saudável, nem sempre temos certeza da procedência dos mesmos enquanto passavam por seu processo de produção. Dessa forma, vamos abordar as vantagens de se cultivar o seu próprio alimento e mostrar os benefícios das hortas caseiras em uma alimentação saudável.

Não se pode negar que a ideia de cultivar hortas caseiras está cada dia mais ganhando força entre a população, isso se deve entre outros fatores à procura por um alimento seguro e que não ofereça riscos a saúde do consumidor.

Benefícios das hortas caseiras

Colher os produtos frescos, com suas vitaminas e minerais preservados são alguns dos benefícios das hortas. A qualidade do produto é melhor, pois quando o indivíduo cuida corretamente da sua horta, ele consegue garantir alimentos que são colhidos na hora em que vão ser usados e que portanto suas qualidades nutricionais estão mais preservadas. Outro benefício das hortas caseiras que podemos citar é que elas são economicamente viáveis. Cultivar hortas em casas pode ser uma boa forma de economizar um pouquinho na hora de fazer as compras.

A variedade alimentar que é essencial em uma dieta saudável também é valorizada com o cultivo de hortas caseiras. Quando cultivamos uma horta, podemos dispor de uma maior variedade de ervas e folhas que nem sempre encontramos nos supermercados com facilidade. Dessa forma, várias receitas podem ser incrementadas com esses produtos evitando assim que o indivíduo prepare uma refeição sem sabor e menos atrativa. Além disso, a presença das ervas no preparo dos alimentos faz com que a pessoa utilize menos sal, pois o próprio tempero é capaz de garantir um bom sabor à refeição. Evitar o excesso de sal é fundamental na prevenção de doenças e manutenção da saúde.

Consumir um produto sem agrotóxicos é um dos principais motivos que levam as pessoas a terem uma horta caseira. Sabe-se que muitos alimentos saudáveis e considerados funcionais que estão disponíveis para a venda, são cultivados com agrotóxicos e que portanto os benefícios que esses alimentos trazem a saúde são questionáveis já que eles estão associados a uma produção duvidosa. Quando o indivíduo pode assegurar a produção do seu alimento, sem dúvida isso lhe dará mais segurança e confiabilidade quanto ao que ele está consumindo, além de poder garantir que determinado alimento é realmente saudável.

Outro motivo para se ter uma horta em casa, é que isso pode ajudar na hora de incentivar as crianças a terem uma alimentação saudável. A maioria das crianças acham divertido colher e preparar o seu próprio alimento ainda mais quando este é colorido. Fazer com que as crianças consumam alimentos saudáveis é muitas vezes uma tarefa difícil para os pais, portanto qualquer atividade que estimule essa prática deve ser valorizada.

Cuidados com as hortas caseiras

A água utilizada para regar a horta deve ser água tratada, pois isso evita a presença de vermes nos alimentos. É essencial ficar atento ao clima do ambiente, pois nem o calor e nem o frio intenso são boas opções, deve-se ficar atento ao equilíbrio do ambiente para não prejudicar as plantas. O sol em excesso é contraindicado, entretanto a luz do sol é essencial para que as plantas possam se desenvolver.

Não é necessário um grande pedaço de terra para cultivar uma horta caseira, quando o planejamento da horta ocorre de forma ideal ocupar grandes espaços de terra torna-se desnecessário. Deve-se também ficar atento quanto aos cuidados excessivos com a horta, pois a terra não deve ficar muita molhada, por exemplo, para que a planta se desenvolva de forma satisfatória.

Uma horta caseira além de todos os benefícios apresentados acima, pode ser uma verdadeira terapia em meio a agitação diária. Cuidar da horta  e cultivar o seu próprio alimento pode ser muito mais interessante do que algumas pessoas imaginam, além disso não exige nenhum tipo de habilidade específica, dessa forma além de ser algo prazeroso pode ser feito por qualquer pessoa que conheça os cuidados mínimos exigidos para cuidar de uma horta.