De acordo com o Conselho Federal de Nutricionistas que juntamente com os conselhos regionais fiscalizam e orientam os profissionais de nutrição, diversas são as áreas de atuação do nutricionista. O que veremos agora, é o campo de atuação de cada área que este profissional encontra-se habilitado a exercer.
Alimentação Coletiva – Este campo de atuação abrange as Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN), além de restaurantes, serviços de alimentação em hotelaria, buffet, alimentação direcionada para o escolar e trabalhador, atividades de alimentação auto-gestão e em empresas que trabalham com alimentação coletiva.
Nutrição clínica – Encontra-se voltada para o setor de alimentação e nutrição em clínicas e hospitais, em casas de repouso para idosos, atendimentos em consultórios e ambulatórios. Inclui também o trabalho do nutricionista em lactários, em equipes de terapia nutricional, em Spa além de atendimentos prestados na residência de indivíduos.
Saúde Coletiva – É o ramo em que o nutricionista promove a alimentação e nutrição em programas institucionais e políticas de atenção básica e vigilância sanitária.
Docência – O nutricionista atua na promoção do ensino, pesquisas e até mesmo coordenação na área de Nutrição.
Indústria de alimentos – Está diretamente relacionada ao desenvolvimento de produtos que envolvam nutrição e alimentação.
Nutrição em esportes – É o trabalho que o nutricionista desenvolve em academias, clubes esportivos e em alimentação e nutrição voltada para atletas e competidores.
Marketing em alimentação e nutrição – são as atividades desenvolvidas pelos nutricionistas, ligadas ao marketing e publicidade científica. Todas ligadas as áreas de Alimentação e Nutrição.
As atribuições de cada área vão além das especificadas acima, inclui diversos serviços como assesoria em nutrição, avaliação nutricional e consultas; porém todas essas atribuições enquadram-se em uma das áreas de atuação do nutricionista.