Nós somos o que comemos. Esta é uma frase que sem dúvida reflete precisamente a importância da alimentação na saúde. As recomendações para uma alimentação saudável serve de orientação para se manter com a saúde em dia.
- Prefira sucos naturais a refrigerantes – Os refrigerantes contém uma grande quantidade de açúcar, diversas substâncias artificiais em sua composição além de quase nenhum valor nutricional. A bebida ainda prejudica o esmalte dos dentes e pode promover a liberação de cálcio dos ossos proporcionando uma maior exposição a doenças como osteoporose.
- Associar alimentação saudável a um exercício físico – A atividade física é de extrema importância para uma boa qualidade de vida. Além de auxiliar na manutenção do peso, essa prática também contribui para a prevenção de doenças e melhora a disposição para as atividades diárias.
- Utilize com moderação sal e açúcares – O excesso de sal pode causar hipertensão arterial além de provocar irritação na mucosa digestiva que pode evoluir para uma câncer. O que muita gente não sabe, é que o fato de não acrescentar sal na comida pronta não diminui esse risco, é necessário evitar os alimentos industrializados, pois estes apresentam um grande teor de sal em sua composição. O excesso de açúcar no sangue prejudica o organismo e pode ocasionar o surgimento de diversas doenças.
- Evite frituras – Dê preferência a alimentos assados, grelhados, cozidos em água ou vapor. O excesso de frituras deposita-se nas paredes das artérias causando arteriosclerose e envelhecimento precoce.
- Consuma frutas, verduras e legumes – O consumo regular destes alimentos promove uma melhor qualidade de vida. Eles contêm vitaminas, minerais e fibras que são essenciais a saúde além de apresentarem um baixo valor calórico.
- Cereais integrais – O consumo de cereais integrais garante uma série de benefícios ao nosso organismo, entre eles pode-se destacar: a redução dos níveis de açúcar e colesterol ruim na corrente sanguínea, a contribuição na manutenção do peso e a melhora do funcionamento intestinal.
- Realize no mínimo três refeições diárias – Café da manhã, almoço e jantar intercalados por pequenos lanches. Alimentar-se a cada três horas é o ideal para evitar que o metabolismo torne-se lento.