Saiba quando usar o FGTS

O FGTS, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, é um benefício ao qual todo trabalhador tem direito. Trata-se de uma contribuição compulsória que toda empresa deve contribuir, depositando um percentual (cerca de 8%) baseado no salário do empregado em uma conta de fundo de garantia do mesmo. Entretanto, apesar de pertencer ao funcionário, o mesmo não pode ser sacado sem um bom motivo. Algumas das situações em que se pode fazer uso do mesmo são:


* Aposentadoria: ao se aposentar, o indivíduo pode realizar o resgate do valor em seu FGTS;


* Compra ou quitação de prestações de imóvel: pode-se utilizar os recursos do FGTS para honrar o pagamento das parcelas de um imóvel adquirido;


* Em caso de problemas de saúde sérios ou desastres naturais;


* Em caso de demissão sem justa causa.


Para utilizar-se do FGTS, o trabalhador precisa providenciar toda a documentação exigida e apresentá-la na Caixa Econômica Federal. Lá ele poderá ser informado quanto à documentação necessária (geralmente a carteira de identidade – RG – , carteira de trabalho e PIS/PASEP), o processo de solicitação do FGTS bem como o tempo que irá levar para ter acesso real ao mesmo (sim, o resgate não será feito no mesmo dia!).


Vale lembrar que o trabalhador somente terá acesso ao FGTS se não foi demitido com justa causa, caso em que ele perde o direito ao benefício!


É interessante lembrar que os recursos do FGTS não ficam lá, completamente parados, inertes. O governo federal utiliza-se dos mesmos para promover o desenvolvimento, por exemplo no financiamento de novas habitações!


Espero que agora você já saiba quando usar o FGTS!

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber dicas sobre como ganhar dinheiro em seu e-mail e "de quebra" baixar o e-book "Manual do Investidor"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print