Quero anunciar no Google, e agora?

É bem provável que você já conheça o sistema de publicidades Adwords, que publica anúncios publicitários em uma vasta gama de websites na internet – mas talvez você ainda não saiba quão benéfico o mesmo pode ser para o seu negócio. O sistema de publicidades da Google tem se tornado parte fundamental das táticas de internet marketing para muitos negócios, tanto online quanto offline.

Então pense bem quão benéfico pode ser para o seu negócio uma tática de marketing em que você só precisa pôr a mão no bolso quando há uma real interação com o usuário? Com isso, um anúncio pode ser impresso milhares de vezes em uma variedade de blogs e websites e, mesmo assim, você só pagará por cliques válidos, isto é, cliques de pessoas interessadas em seu anúncio. Acredito que não será muito difícil para você fazer as contas e perceber que pagar por clique será muito mais vantajoso do que pagar pela simples visualização do anúncio, não?

Diferente de sistemas que impõem um valor por clique baseado em decisões próprias, o sistema Adwords realiza um mix de leilão e avaliação dos anunciantes para determinar o valor ideal para cada qual. Trata-se de um misto de leilão com “mérito” dos anunciantes, levando anunciantes com maior qualidade a pagarem os menores preços. Para cada palavra-chave, o preço será definido de acordo com o valor em leilão que cada anunciante está disposto a pagar pelo clique, e de acordo também com a qualidade do site de cada anunciante, sendo atribuído a cada qual um score, chamado de score de qualidade. Para cada anunciante, o sistema efetua o produto de seu score de qualidade pelo valor por clique que ele ofereceu no leilão. E por fim, toma-se o segundo valor mais algo como a pontuação mais adequada para aquela palavra-chave em questão. A partir da pontuação encontrada, basta dividir o valor do score de um anunciante e saberemos quanto o mesmo precisará pagar por clique caso deseje veicular seus anúncios a usuários interessados naquela palavra-chave. Assim, menores valores por clique são concedidos aos anunciantes que se preocupam com a qualidade de seu negócio e com o alinhamento dos anúncios com o mesmo.

Um erro que geralmente quem está começando comete é esquecer de configurar o limite máximo que deseja gastar com seus anúncios diariamente – sem tal limite, você poderá gastar muito mais do que deseja em um único dia e poderá sair muito mais caro do que você planejava, então é sempre bom manter os dois olhos bem abertos!

Teste novas palavras-chave, altere o conteúdo de sua página de destino e analise a relação custo x benefício a fim de determinar qual a malhor forma de divulgar no Google Adwords pagando pouco e ganhando muito. Não fique parado e esteja sempre criando novas campanhas focadas em novas palavras-chave e, assim, avalie o potencial de retorno em cima de cada uma delas, pois dessa forma poderá optar por aquelas que lhe sejam mais interessantes. E, por fim, lembre-se de que as campanhas publicitárias em PPC não devem ser utilizadas como ações de marketing isoladas, devem vir acompanhadas de outras táticas e ações condizentes com a sua estratégia. O uso de campanhas publicitárias em programas de anúncios como aqueles oferecidos pela Google pode ser uma oportunidade única para encontrar novos clientes, pense nisso!

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber dicas sobre como ganhar dinheiro em seu e-mail e "de quebra" baixar o e-book "Manual do Investidor"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print