Quais as oportunidades de negócios?

Boa noite, pessoal!

Este é um dos temas que há muito tempo gostaria de tratar aqui, mas infelizmente não conseguia encontrar tempo para tal.

Se você está interessado em buscar novas oportunidades de negócios, vou trazer agora algumas das que mais vêm prometendo devido ao bom crescimento e à visível demanda cada vez maior.

Publicarei aqui, então, o resultado de muitas pesquisas em revistas e leitura em alguns sites.

Lembro também que não estou aqui publicando todas as oportunidades, nem há aqui uma ordem quanto a qual oportunidade é melhor que qual outra. Além do mais, você não deveria basear-se em qual é a melhor oportunidade, mas qual a que melhor se encaixa no seu perfil, ok? 😉

Mercado Imobiliário

Atuar no mercado imobiliário vem se tornando cada vez mais atrativo. A área imobiliária vem alcançando um crescimento acima da média dos empreendimentos nacionais e a tendência é que continue desta forma, pois graças a planos e programas oferecidos pelo governo, bem como ao crescimento populacional, a aquisição ou locação de uma casa vem sendo cada vez mais visada.

Aqui há espaço para muitos, desde empresas construtoras até pessoas que compram casas ou condomínios para posteriormente revender ou alugar.

Entretanto, é bom tomar alguns cuidados para não sair no prejuízo, como certificar-se de que o imóvel que você está adquirindo encontra-se em uma área em bom desenvolvimento e que a demanda por moradia por ali seja boa.

A aquisição de imóveis em centros comerciais, por exemplo, pode-se mostrar uma boa idéia, mas de uma hora para outra (na verdade, o processo leva meses ou até anos), devido à criação de outros loteamentos residenciais próximos ou por problemas na área (falta de segurança, por exemplo), você pode ver o valor do imóvel estagnar ou mesmo cair.

Este, como a maioria dos investimentos, é um investimento para médio e longo prazo, onde a pessoa deve manter a “cabeça fria” para saber quando exatamente vender a residência. Muitos praticam a “venda da chave”, isto é, adquire o imóvel quando o mesmo ainda está na planta e, quando ele está próximo de ficar pronto, busca vendê-la para aqueles que não podem esperar um outro imóvel ser construído.

Revenda e locação são as duas principais formas de negociação aqui para pessoas físicas, cada qual com suas vantagens e desvantagens. No caso de aluguel do imóvel para temporadas festivas ou turistas, é bom estar atento aos problemas de sazonalidade (isto é, há períodos em que a procura é grande enquanto que em outros ela é baixa ou mesmo não há).

Ensino de Línguas Estrangeiras

Uma outra oportunidade é quanto ao ensino de línguas estrangeiras. Aqui, no caso de pessoas físicas, a melhor opção são geralmente as aulas particulares ou atuar em escolas enquanto que, para quem deseja criar sua empresa, pode abrir uma escola de línguas (ou abrir uma franquia de alguma de sucesso e procura em sua região).

É importante observar que a demanda por esse tipo de serviço é grande e só tende a crescer, uma vez que com a globalização o turismo vem crescendo mais, bem como o número de oportunidades de negócios em outros países, como a procura de emprego ou acordos entre empresas.

Aqui, a metodologia empregada no ensino conta e muito, bem como o tempo necessário para conseguir resultados expressivos.

Área de Segurança

Outra área em expansão a ser considerada é aquela em que atuam empresas da área de segurança e aqui podemos considerar as mais diversas, desde empresas de vigilância residencial àquelas que cuidam da segurança da informação em sistemas digitais.

Isso vem crescendo porque ao mesmo tempo melhora o poder aquisitivo do brasileiro a discrepância entre as rendas das classes sociais infelizmente se mantêm, bem como aumentam os índices de violência. Desta forma, o temor da população a leva a buscar serviços especializados na área. Além disso, a informação nas empresas ganhou uma importância muito grande, levando a mesma a ser digitalizada (facilitar o acesso a todos da corporação) e protegida (dificultar o acesso por pessoas não autorizadas).

Quem se interessar por esta área deve procurar a ajuda de especialistas (na verdade, isso é indicado para todos os tipos de negócios) e ficar atento a como anda a relação entre os funcionários, clientes e outras pessoas que podem ser afetadas neste processo a fim de evitar atritos ou futuros problemas.

Hotelaria e Turismo

Em muitas cidades brasileiras o turismo vem crescendo e ganhando importância como fonte econômica e você não pode se esquecer disso.

A depender do tipo de negócio que você escolha aqui, seu capital de abertura bem como o capital de giro poderá ser um tanto quanto elevado, além disso, deve-se ter em mente que os riscos impostos pela sazonalidade também estão presentes aqui, sendo assim, você pode escolher focar não somente no turismo, como é o caso dos “hotéis executivos”, que possuem como clientes executivos e profissionais indo a congressos ou a negócios.

Confecção e Moda

Esta é outra área que sempre vai estar em crescimento, mas que depende de uma boa dose de criatividade e de bons profissionais capazes de criar um estilo próprio para a produção de sua empresa – receita esta adotada por muitas das pequenas e médias empresas da área e que as tem feito dar “saltos” em seu crescimento.

Muitas empresas estão faturando alto neste nicho e, após alguns anos de atuação e amadurecendo, exportando para vários países! A chave para tamanho sucesso é, como já dissemos, a criação de uma linha própria que possua algum diferencial – criatividade, comércio justo e apelo ambiental são alguns dos principais diferenciais que estão sendo empregados atualmente.

Como sempre, deve-se observar que o segredo não está somente no quão rentável é o negócio, mas em responder aos seguintes problemas:

  • Você realmente conhece esse tipo de negócio? O quanto você gosta do tipo de negócio que está escolhendo? Qual a sua experiência nele?
  • O custo necessário para iniciá-lo e mantê-lo pode provocar um grande problema em seu caixa a curto prazo? E a médio e longo prazo? Você possui realmente meios para garantir a sobrevivência de seu negócio?
  • Você procurou ajuda profissional a fim de certificar-se de que o seu plano de negócios é realmente viável? Aliás, você criou o seu plano de negócios?

Muitas vezes esquecemos responder a essas e outras questões antes de começar nosso negócio e, em decorrência disso, passamos por grandes apuros mais tarde.

Não queira, então, ser mais um em uma “barca furada”, ok? 😉

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber dicas sobre como ganhar dinheiro em seu e-mail e "de quebra" baixar o e-book "Manual do Investidor"?

E-mail:

2 comments

  1. […] se lembram de quando falamos sobre oportunidades de negócios pela primeira vez aqui no Giga […]

  2. […] Quais as oportunidades de negócios […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print