Profissionalismo – o que é e tendências

Quando falamos sobre ter uma atitude profissional, a que realmente estamos nos referindo? Sabemos o que realmente significa a palavra profissionalismo?

Profissionalismo é a qualidade de quem executa suas atividades de forma séria, tendo em vista o sucesso de todos os envolvidos, sejam estes os superiores, colegas de trabalho, subordinados ou mesmo um cliente. Deve ser algo a ser praticado todos os dias o tempo todo, em todas as suas atitudes, e não somente naqueles momentos em que deseja requerer um aumento salarial.

Podemos dizer então que quando falamos em profissionalismo falamos sobre um conjunto de padrões de conduta e excelência que devem sempre ser visados por todos os profissionais ativos. E é por meio de seu profissionalismo que um funcionário consegue provar na empresa o seu valor, valorizando assim a sua atividade.

Profissionalismo no séc. XXI

Não faz muito tempo, um livro chamado O Monge e o Executivo apontou a importância do “espírito servidor” para aquele que deseja ser um líder. Entretanto, podemos estender esse conceito e afirmar que tal “espírito”, desejo de servir aos demais, deve ser adotado por todo e qualquer profissional, e não somente por aqueles que aspiram um cargo de líder em uma empresa.

Sendo assim, o empreendedor à frente de um negócio precisa saber servir, os gerentes precisam saber servir e também todos os funcionários precisam saber servir. E estamos falando aqui em saber servi com satisfação, alegria. Não aquele “sorriso amarelo” que às vezes costumamos ver na expressão de certos vendedores que odeiam seu trabalho (isso quando ainda conseguem sorrir!).

Além disso, também o aprendizado constante é essencial para quem deseja ser um excelente profissional hoje. As coisas mudam muito rapidamente e não podemos nos dar ao luxo de não acompanhar tal evolução. Sendo assim, nada melhor do que definir profissionalismo neste novo milênio como sendo o processo ininterrupto de aprendizagem.

Profissionalismo e tecnologia

E já que falamos sobre evolução constante, como definir a relação entre profissionalismo e tecnologia? O bom profissional é somente aquele que conhece a última tendência tecnológica, aquele que sabe de cor o nome de todos os gadgets que estarão sendo lançados nos próximos meses?

Um bom profissional deve ser conhecedor da tecnologia, mas não pode se tornar escravo dela. A tecnologia faz parte de seu cotidiano e deve ser empregada a fim de conseguir o melhor desempenho possível – afinal de contas, se há um meio de acelerar a produtividade sem que haja perda da qualidade da produção, por que não experimentá-la?

Profissionalismo pode ser, assim, encarado como um conjunto de tudo aquilo que pode ser empregado (ferramentas, práticas, etc.) em favor de suas atividades dentro de uma empresa, seja você o dono da mesma ou um funcionário.

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber dicas sobre como ganhar dinheiro em seu e-mail e "de quebra" baixar o e-book "Manual do Investidor"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print