Porque algumas ideias não se tornam grandes negócios?

Você que já se arriscou em criar seu próprio empreedimento seja ele micro ou pequeno, deve saber que não é tão simples começar uma empreitada, não é verdade? Bom neste artigo citaremos alguns pontos para quem quer montar seu próprio negócio e ficar em alerta ao começar esse novo desafio. E saber porque algumas ideias não se tornam grandes negócios.

Uma das principais causas dos fracassos nos negócios estão em alguns dos primeiros passos. Como na elaboração da ideia do seu negócio, no plano de negócios, administração do capital de giro, com os financiamento e os estoques por exemplo. A falta de um bom plano de gestão e financeiro é uma das causas para complicar os caminhos de um empreendedor.

Sem contar que empreender no nosso país é uma grande dificuldade, pois existem os fatores ecônomicos, como os altos valores dos impostos e as taxas de juros, os processos burocráticos, a ausência de crédito e também de uma política que procure o aproveitamento da produtividade e do desenvolvimento, principalmente com as micro e pequenas empresas.
Outro fator é também a falta da mão de obra qualificada tanto por parte do empreendedor, e de alguns de seus funcionários.

Plano de negócios
Como já sabemos que para começar um negócio é preciso de uma boa ideia, é relevante lembrar que ela tenha coerência.
Todas as ideias que o empreendedor deseja traçar para usar como um instrumento de auxílio e de todo o seu caminho. É preciso que ele seja sólido, e que deixe bem clara a ideia da estratégia do negócio para descobrir inteligentemente as suas soluções. Nas principais etapas da estrutura de um bom plano de negócios estão:

  • A ideia do negócio – descreve do que se trata o empreendimento, quais as suas inovações e seus objetivos, qual o seu produto, a que tipo de clientela é direcionado o seu serviço e o local.
  • Mercado – direciona a qual mercado o seu empreendimento quer atingir e a fatia que quer conseguir com ele.
  • Posicionamento em relação a concorrência – indica em que seu negócio se assemelha à concorrência, e o que o diferencia, que ele tem de novo.
  • Finanças – a projeção do faturamento, as fontes do dinheiro que irá iniciar o seu negócio e as que irão movimenta-lo, os gastos, investimentos, quais as condições inicias para vender e lucrar, e o quanto espera conseguir. Os valores dos empréstimos se forem executados e as fontes financeiras em geral.
  • Preço – especifica a estratégia dos preços do seus produtos e serviços em relação ao mercado.
  • Análise final – procura descrever as oportunidades do negócio, as ameaças. Os pontos fracos e os pontos fortes do seu empreendimento.

Marketing

Algumas ideias de negocios que não se tornam grandes sucesso, podem ser evitadas com um planejamento correto de marketing, caso contrário isso influenciará mais no fracasso do mesmo. Você como empreendedor certamente quer que a sua marca, produtos ou serviços tenham visibilidade e divulgação.

Para criar um bom plano de estratégia de marketing não precisa de muito esforço, o mais interresante nessa área é a criatividade da sua divulgação, ela deve ser instigante para o seu público alvo. O plano deve seguir algumas regrinhas básicas para obter um bom resultado, deve explicar o propósito das suas ações, os benefícios que oferece ao cliente.

Deve revelar a identidade de sua marca ou empresa, e uma das principais partes a definição das ferramentas que sua empresa irá utilizar para a divulgação, os exemplos bem claros são, as mídias socias como rádio, TV, Internet, entre outros.

O objetivo principal do plano é identificar meios de atrair grande quantidade dos seus clientes, com os menors custos possíveis. Enquanto dono do seu negócio, procure opiniões diferentes para a estratégia ideial do seu planejamento, é de extrema importância que não fique acreditando entende de marketing sem a ajuda de outras pessoas.

Se este processo não existe em sua empresa ou você fez ele de “modo mental”, ou acha que isso não tem importância, acredite seu negócio pode ser uma possível ideia de empreendimento que possa fracassar futuramente.

Finanças

Esse concerteza é um dos principais fatores para as empresas fracassarem. A saúde financeira de um negócio deve ser prioridade do empreendedor. Uma grande realidade é que para começar uma empreitada não é tão fácil conseguir capital e subsídios, principalmente no Brasil que não existe um sistema de política direcionado ao auxílio direto as empreitadas, e quem encontra mais dificuldades com isso são as pequenas e micro empresas, por existir grandes taxas de juros e impostos, e também na burocracia que é encontrada para o pontapé inicial da empreitada.

É importante que o empreendedor conheça sobre finanças empresariais, pra ter um noção do que irá encarar futuramente, e escolher os melhores métodos e caminhos, reduzindo o risco de falência da empresa. Algumas dicas básicas são bem relevantes para que a sua ideia se transforme em um negócio de sucesso.

  • Primeira e crucial etapa, separe o capital da empresa do dinheiro pessoal, isso ajuda muito principalmente nos pequenos negócios. Imagine seu dinheiro pessoal com os lucros da empreitada juntos em uma conta só, não tem como compreender se o potencial da empresa está positivo ou negativo, não é verdade? Por isso que é bem importante separar as duas coisas, pois elas são distintas.
  • Cuidado com as dívidas, a falta de controle delas são um dos maiores problemas para um negócio e o fator que mais ocorre no fechamento do mesmo. Usando conhecimento básico de finanças, é possível encontrar soluções de financiamento para a empresa e empréstimos que são as saídas para fugir do efeito bola de neve de dívidas.
  • Lembre sempre que as finanças é um dos carros chefe para seguir com seu projeto, e nunca deixe-as em segundo plano. Muitos negócios na sua fase inicial funcionam com capital negativo, não fique desmotivado com isso, pois isso acontece frequentemente o começo. O importante é administra com cautela a etapa inicial do empreendimento, e é importante ter em mãos um bom plano de negócios para conseguir visualizar os melhores caminhos e as melhores metas.

Bom, e essas são algumas dicas sobre porque algumas ideias não se tornam grandes negócios.

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber dicas sobre como ganhar dinheiro em seu e-mail e "de quebra" baixar o e-book "Manual do Investidor"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print